SegurançaTrânsitoPolíticaEsporteEconomiaPinhalzinhoSaúdeAgronegócioEducaçãoClimaInfraestruturaBrasilEntretenimentoCulturaMeio ambienteCuriosidadeMundoTecnologiaCiênciaJustiçaSocialCopa do Mundo 2022Itaipu Rural ShowEspecialSaudadesNova ErechimModeloNova ItaberabaÁguas FriasSul BrasilSerra AltaSaltinhoUnião do OesteJardinópolisChapecóBom Jesus do OesteSão CarlosPalmitosIratiTaça RCOEleições 2024Eleições 2022
ColunistasContatoPolítica de privacidadeTermos de usoSobre
RCO
OUÇA AO VIVO
SegurançaTrânsitoPolíticaEsporteEconomiaPinhalzinhoSaúdeAgronegócioEducaçãoClima
28
28ºC
Pinhalzinho,SC
RCO
ColunistasPromoçõesContatoPolítica de privacidadeTermos de uso
Fabiano Rambo

Pinhalenses buscam apoio na Alesc para fortalecer o setor produtivo

Ivan Naatz articula apoios para disputa ao Quinto da OAB no Tribunal de Justiça; Sargento Lima sai em defesa da candidatura de Carol De Toni ao senado

11/09/2025, 12:11Atualizado há 2 dias
Pinhalenses buscam apoio na Alesc para fortalecer o setor produtivo
Lideranças pinhalenses ao lado do presidente da Alesc (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Uma comitiva de Pinhalzinho fez visita ao presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), Júlio Garcia, em busca de recursos para o setor de indústria e comércio. Participaram da conversa o secretário de desenvolvimento econômico de Pinhalzinho, Sérgio Matte, o empresário Roberto Zagonel, o presidente do PSD de Pinhalzinho, Lucas Frozza, o presidente da Câmara de Vereadores, Juliano de Almeida (PSD) e o advogado Élio Frozza.

A reunião foi produtiva. Dentre os pedidos feitos ao parlamentar estiveram recursos para contribuir com programas de apoio as micro e pequenas empresas, além de incentivos para fortalecer empreendimentos em expansão.  

Sargento Lima sai em defesa da candidatura de Carol De Toni ao senado

Publicidade

O deputado Sargento Lima (PL) que se recupera bem depois de um susto cardíaco saiu em defesa da candidatura da correligionária, Carol De Toni (PL), na busca por uma vaga ao senado por Santa Catarina.

“Uma das poucas certezas que podemos ter para 2026 é que Carol De Toni é a candidata da direita. É a minha candidata”, pontua.

(Foto: Solon Soares)

Lima afirma que pesquisas internas colocam a deputada federal como bem cotada na intenção de votos do catarinense. Quanto a segunda vaga, o parlamentar é claro na sua preferência por Carlos Bolsonaro, pelo posicionamento e alinhamento as pautas de direita.

“Qual seria a justificativa para buscar em outro partido? Nenhuma, é uma questão de lógica. Quanto a recursos para o estado, independente do eleito, as emendas são para o estado de origem”, enfatiza Lima.

Com relação ao projeto para 2026, Sargento Lima é pré-candidato a Câmara Federal, construindo base de apoios inclusive no Oeste.

Ivan Naatz articula apoios para disputa ao Quinto da OAB no Tribunal de Justiça

O deputado Ivan Naatz (PL) segue no intento de conquistar pelo voto dos advogados uma vaga no Tribunal de Justiça (TJ/SC). O parlamentar, advogado com mais de trinta anos de profissão, tem doutorado em Direito e se diz preparado para a função. Nas internas da Assembleia Legislativa, há um apoio suprapartidário em torno do seu nome. Destaca-se que vários deputados são advogados.

A eleição da OAB para formação da lista sêxtupla acontece dia seis de outubro. Naatz deve percorrer o estado para conversar com a classe e construir apoios. Está prevista uma reunião em Pinhalzinho dia 26 de setembro, com advogados da subseção.

“O desembargador do quinto tem que vir para oxigenar as ideias. trazer novas informações e vivencias. No caso da advocacia, o desembargador do quinto deve trazer aquilo que ele vivencia no dia a dia dos escritórios”.

Alesc na COP-30

A Frente Parlamentar para o Fortalecimento da COP30 promoveu, na manhã desta quarta-feira (10), mostrar para o mundo o exemplo de Santa Catarina que alinha crescimento econômico com sustentabilidade. Na manhã desta quarta-feira (10), os integrantes da frente, coordenados pelo deputado Mauro de Nadal (MDB) estiveram reunidos para discutir a participação da Alesc no evento que acontecerá em novembro, em Belém (PA), com a presença dos catarinenses entre os dias 9 a 15 de novembro.

Dentre as preocupações apontadas pelos parlamentares está a compensação por serviços ambientais, prevista na atual legislação brasileira.

“Hoje não há qualquer tipo de pagamento ou remuneração para o nosso agricultor que está cedendo até 20% da sua propriedade para preservar o meio ambiente. Isso inclui até mesmo indústria e o comércio que também fizeram adaptações frente as determinações e não acessam, por exemplo, créditos de carbono”, exemplifica.

Frente Parlamentar para o Fortalecimento da COP30 (Foto: Lucas Diniz/Agência AL)