Pinhalzinho está cada vez mais próximo de conquistar a segunda Vara da Justiça, um pleito histórico da comunidade jurídica e da população. A demanda é antiga: de um lado, advogados cobram mais agilidade nos processos; de outro, integrantes do Poder Judiciário apontam a necessidade urgente de reforço. A comarca, que também atende os municípios de Saudades e Nova Erechim, já chegou a acumular mais de 10 mil processos em tramitação. Hoje, ainda são entre 8 e 9 mil ações aguardando decisão.
Na última sexta-feira (5), o presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, Francisco Oliveira Neto, esteve em Chapecó e confirmou o envio à Assembleia Legislativa (Alesc) do projeto que cria o cargo de juiz de Direito, além de prever equipe de apoio e estrutura para efetivar a nova Vara. Desde a inauguração do Fórum de Pinhalzinho, em 2007, já existe espaço físico reservado para essa expansão.
A criação da segunda Vara já havia sido aprovada pela Alesc, assim como o orçamento para garantir sua manutenção. O deputado estadual Marcos Vieira (PSDB) tem atuado como um dos principais articuladores da proposta. Segundo ele, a expectativa é de que o projeto seja aprovado e sancionado pelo governador até o início de outubro.
Em agosto, representantes da Subseção da OAB de Pinhalzinho, do Poder Executivo municipal e deputados estaduais realizaram uma reunião conjunta para fortalecer o movimento. A mobilização reforça a importância da segunda Vara para agilizar o andamento dos processos e garantir maior acesso à Justiça para toda a região.