Pinhalzinho é o segundo município mais empreendedor do Oeste
A Capital da Amizade tem quase 5 mil empresas registradas

Pinhalzinho é destaque em Santa Catarina, quando o assunto é empreendedorismo. De acordo com levantamento do Observatório de Negócios do Sebrae/SC, que analisou os 20 municípios mais empreendedores do Estado, a Capital da Amizade figura na 17ª posição, sendo a segunda cidade do Oeste catarinense a aparecer na lista, atrás apenas de Xanxerê.
O estudo considerou a relação de número de pequenos negócios por habitantes, utilizando como fontes o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022 e informações da Receita Federal de 2025.
São diversos os fatores que contribuem para o bom desempenho do município, neste indicador. Desde 2020, a administração municipal, em parceria com o Sebrae/SC, implementou a Sala do Empreendedor por meio do Programa Cidade Empreendedora. Essa iniciativa tem sido fundamental para o desenvolvimento local, oferecendo suporte e orientação aos empresários. Hoje, Pinhalzinho possui 4.927 empresas registradas, das quais 2.334 são MEIs.
Pinhalzinho possui um ecossistema econômico forte e diversificado. Combina elementos como educação, com a presença de três instituições de ensino superior presenciais (Udesc, Unoesc e Horus) e associações representativas atuantes, a exemplo da ACIP, criada em 1978 para fortalecer o empreendedorismo e associativismo.
Um dos fatores contributivos, do ponto de vista histórico, é a criação da Lei do Pró-Industria, em 1985, a qual incentivou a abertura de pequenos negócios comunitários, em parceria com o CEAG, hoje Sebrae. CNPJs de vários segmentos foram abertos, onde alguns permanecem em atividade até hoje, tornando-se empresas de sucesso.
O ramo industrial é bem desenvolvido. O setor móvel-madeira tem vocação exportadora, a cadeia produtiva do leite é completa, com duas agroindústrias instaladas no território, com capacidade de processamento de mais de seis milhões de litros de leite por dia.
O segmento metal-mecânico é inovador, com empresários reconhecidos nacionalmente, a exemplo de Roberto Zagonel que recebeu, por várias vezes, o Prêmio Heinrich Stemmer (Fapesc) e de Inventor Inovador, da Finep.
Premiações para o setor público.
Pinhalzinho é destaque nacional na Lei de Liberdade Econômica. Em 2024, o ex-prefeito Mário Afonso Woitexem recebeu o Prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae/SC. Também foi convidado a palestrar em inúmeros eventos para detalhar as ações do município.
O município dispensa hoje quase 1.100 atividades de alvarás e outras exigências, segundo o Ministério da Fazenda. Em um ranking estadual realizado pelo Sebrae/SC, a Sala do Empreendedor conquistou o segundo lugar na categoria de municípios com 20 a 40 mil habitantes, destacando-se pelo número de atendimentos a micro e pequenas empresas no primeiro semestre de 2024.