O evento de filiação do chefe de gabinete do prefeito de Florianópolis, Fábio Botelho, e da ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), subseção Santa Catarina, Cláudia Prudêncio, foi o toque que faltava para alinhar o Podemos ao projeto de reeleição de Jorginho Mello (PL), em 2026.
Realizado em Florianópolis, o ato teve a presença da presidente nacional do PODE, Renata Abreu, além do prefeito da Capital, Topázio Neto (PSD). Lideranças de outros partidos, como MDB, se fizeram presentes, mas não subiram ao palco.
Jorginho tem feito movimento de construção de apoios para 2026. Não quer concorrer sozinho como em 2022. Neste caso, a proximidade com Topázio foi fundamental, pois o pessedista apoiará seu chefe de gabinete para concorrer a uma vaga na Alesc.
O governador quer arrebanhar o maior número de partidos para criar uma frente contra a esquerda, liderada pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Mas como na economia, a política segue a mesma regra: não existe almoço de graça.
A presidente estadual do Podemos, deputada Paulinha, obteve com sucesso um cargo para Cláudia Prudêncio no governo. Nos bastidores, existia a possibilidade do comando do Iprev que não se confirmou. Cláudia também gostaria de continuar a advogar, o que na presidência do instituto não seria possível.
Renata Abreu, Cidadã Honorária de Santa Catarina
Na última sexta-feira (5), pela manhã, a deputada Paulinha fez a entrega do título de Cidadã Honorária de Santa Catarina para a presidente do seu partido Renata Abreu. Conforme a 16.721/2025 que institui a honraria, dentre os requisitos para concessão estão: comprovante de residência ou de que exerça atividades no Estado; informações dos serviços prestados ao Estado de Santa Catarina, além de possuir “virtudes éticas e de idoneidade moral que tenham atuação destacada em benefício do Estado e da sociedade catarinense”.
A proponente destacou que a homenageada “figura entre as cem parlamentares mais influentes do Congresso Nacional”, com destaque para Lei Perse que foi alento para o setor de eventos durante a pandemia do novo coronavírus. Paulinha também enumerou a participação da deputada na defesa pelos direitos das mulheres e crianças.
Encontro microrregional do Progressistas
O deputado estadual Altair Silva (PP) promoveu, no último sábado (6), um encontro microrregional do Progressistas em Saudades. O evento reuniu mais de 160 lideranças dos municípios de São Carlos, Nova Itaberaba, Nova Erechim, Sul Brasil, Serra Alta, Pinhalzinho, Águas Frias, Modelo, Cunhataí e Palmitos. Na ocasião foram homenageados 11 filiados ao partido com o selo “PDS Raíz”.
Na ocasião, foi confirmada a pré-candidatura de Altair Silva à reeleição como deputado estadual.
“Sou pré-candidato à reeleição porque acredito no trabalho que estamos realizando junto com as lideranças da região. Nosso mandato tem se dedicado a fortalecer os municípios e garantir mais investimentos para melhorar a vida das pessoas, e quero seguir contribuindo com o Oeste no Parlamento catarinense”, afirmou.
Também foi confirmada a pré-candidatura de André Callai a deputado federal pelo Progressistas. Atual chefe de gabinete de Altair Silva, Callai trabalha em parceria com o deputado para fortalecer os municípios e ampliar a representação da região e do partido no Congresso Nacional.