PP deverá presidir CCJ da Alesc
Júlio Garcia (PSD) será eleito por unanimidade no parlamento
No próximo dia 01 de fevereiro (sábado), a Assembleia Legislativa de Santa Catarina elege sua nova mesa diretora. Júlio Garcia (PSD) volta a ocupar a cadeira, com votos de todos os parlamentares. Há um consenso nos bastidores em torno do discreto parlamentar que por três outras vezes já esteve na presidência.
A mesa diretora deve ter Fernando Krelling (MDB), como vice-presidente. Os demais partidos que não participarem diretamente do comando da Casa terão assentos principais em algumas das 24 comissões permanentes.
O Partido Progressista (PP) deverá ficar com três comissões. Altair Silva tende a permanecer na Agricultura e Desenvolvimento Rural. Pepê Collaço presidirá a CCJ, considerada a mais importante do parlamento por ser a porta de entrada de todas matérias que tramitam na Alesc. José Milton Schaeffer deverá estar a frente da Comissão de Aquicultura e Pesca.
O Progressistas foram um dos primeiros partidos a definirem apoio a Garcia para presidência da mesa. Depois, nos bastidores, ocorreu uma construção, prevalecendo o acordo firmado em 2023, quando foi Mauro De Nadal (MDB) foi eleito presidente.
Marcos Vieira (PSDB) tende a permanecer a frente da Comissão de Finanças e Tributação, onde possui grande experiência e conhecimento nos temas. Mauro De Nadal pode dirigir a Escola do Legislativo Lício Mauro da Silveira, cargo hoje ocupado por Júlio Garcia.
As demais presidências e integrantes estão aos poucos em fase de construção.