Prefeito de Pinhalzinho é empossado coordenador para Região Sul da CNM

Mário Afonso atribui o convite pela visibilidade conquista pelo município no cenário nacional

21/05/2024, 12:42
Atualizado há 3 meses
WhatsappFacebookTwitterTelegram
https://cloudrco.com/rcoeleicoes/a92f676e23820ebfa4d2d25cb7cda74177863190.jpeg
Por Fabiano Rambo
Mandatário pinhalense tomou posse na diretoria da Confederação Nacional de Municípios (Foto: Divulgação)Mandatário pinhalense tomou posse na diretoria da Confederação Nacional de Municípios (Foto: Divulgação)

O município de Pinhalzinho ganha protagonismo e visibilidade junto a Confederação Nacional de Municípios (CNM). O prefeito Mário Afonso Woitexem (PSDB) foi empossado nesta segunda-feira (20) ao cargo de coordenador para a Região Sul. Caberá a ele a missão de fazer a interlocução dos prefeitos do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul com a confederação e, posteriormente, com o Governo Federal.

Cena estará na CNM até 2027, junto com o presidente Paulo Ziulkoski. “Se nós fomos escolhidos é porque Pinhalzinho é referência”, justifica o prefeito. Realmente, a Capital da Amizade foi guindada a vários prêmios, tanto pela Lei de Liberdade Econômica, onde foi pioneira pelo tempo de abertura de empresas, com a redução da burocracia ou mesmo nas políticas voltadas ao empreendedorismo.

Como desafios, Cena terá a frente a situação do Rio Grande do Sul, no momento de reconstrução. Muitos municípios necessitarão de leis específicas e especiais para esse momento de calamidade, onde a CNM deverá participar.

Atualmente, a CNM participa no Supremo Tribunal Federal (STF) como colaborador da discussão sobre a reoneração da folha de pagamentos, onde é pleiteada a manutenção do desconto de municípios com menos de 150 mil habitantes. Pinhalzinho, por exemplo, teria uma economia superior a R$4 milhões no ano, se mantido o benefício.