Presidente da Alesc propõe que Estados tenham espaço na COP 30
Deputado Mauro esteve em reunião com a vice-governadora do Pará para colocar Santa Catarina à disposição para ajudar no evento

Dar destaque a Santa Catarina na COP – 30, Conferência Mundial do Clima. Este é o intuito da visita do presidente da Assembleia Legislativa, Mauro De Nadal (MDB) a Belém (PA), nesta semana. O parlamentar é o coordenador da Frente Parlamentar para o Fortalecimento da COP-30, criada no estado, com o objetivo de garantir uma participação efetiva de Santa Catarina neste debate.
A COP 30 é a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, e será realizada em Belém, no Pará, de 10 a 21 de novembro de 2025. Considerado um dos principais eventos sobre o tema no mundo, vai reunir líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil.
Nesta quarta-feira (22), Mauro se reuniu com o presidente do parlamento paraense, deputado Chicão (MDB) para falar da produção sustentável de alimentos e do cooperativismo. Santa Catarina é destaque quando o assunto é produtividade e preservação do meio ambiente.
“A COP 30 coloca em relevância o meio ambiente, a sustentabilidade e acima de tudo, a produção de alimentos para o mundo, que é a grande bandeira do Brasil. Eu acredito que Santa Catarina tem muito para contribuir neste cenário, porque é basicamente sustentada pelo agronegócio, pela pequena propriedade rural, que consegue ser altamente produtiva, preservando sobremaneira o meio ambiente”, destacou De Nadal.
Hoje, quinta-feira (23), o presidente da Alesc esteve com a vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, que também acumula a função de Coordenadora Estadual da COP 30. Mauro sugestionou que cada Estado da federação tenha a oportunidade de expor a sua realidade na conferência, destacando como são tratadas questões, como a preservação e produção de alimentos.
“Nossa sugestão é para que os estados apresentem o que estão fazendo para a preservar o meio ambiente e garantir a produtividade. E não tem como tratar deste assunto, sem falar do cooperativismo e do agronegócio, que com certeza, serão as pautas principais a serem discutidas, quando o tema se volta para o desenvolvimento e preservação da Amazônia”, propôs De Nadal.
Para a vice-governadora do Pará, a participação dos Legislativos estaduais é importante para avançar nas discussões climáticas. “Será uma alegria ter a participação dos Estados, representados por todos os Poderes, nesse momento único para o Brasil. É fundamental para promovermos um debate que represente, de fato, a realidade dos diversos ‘brasis’, que existem aqui”, afirmou Hana.
Entre os temas a serem abordados durante a COP-30 que deverá reunir Chefes de Estado de todo planeta, estão a redução de emissões de gases de efeito estufa, a adaptação às mudanças climáticas e o financiamento climático para países em desenvolvimento.
Mauro De Nadal, com a visita, acaba, de certa forma, por se tornar o embaixador de Santa Catarina no evento.