Primeira pesquisa em Criciúma mostra Guidi com 28,5% das intenções de voto
As entrevistas foram conduzidas pela Niul Pesquisas e Consultorias a pedido do Grupo Maranello de Comunicações que controla o Grupo Jovem Pan, no Sul do Estado
As eleições municipais de 2024 começam a tomar corpo em todo o Estado. Os bastidores estão quentes e há movimentação em todos os partidos políticos para apresentarem nomes para composição de candidaturas a prefeito, vice e vereadores. Nesta semana, o Grupo Maranello de Comunicação, por meio da Niul Pesquisas e Consultorias, apresentou a primeira pesquisa de intenção de votos para o Município de Criciúma, no sul do Estado. O resultado foi divulgado, em primeira mão, pelos colegas da Rádio Jovem Pan Criciúma. A pesquisa foi realizada durante os dias 07, 08 e 09 de setembro de 2023 por meio de uma pesquisa quantitativa realizada com 624 entrevistados com margem de erro de 4%.
Na estimulada, o secretário de meio ambiente e economia verde, Ricardo Guidi (PSD), foi apontado por 28,5% dos entrevistados, sendo o mais citado pelos eleitores de Criciúma. Zanatta (PL) foi citada por 14,7% de intenção de votos. Na sequência, Arleu da Silveira (PSDB) com 9,8%; Paulo Ferrarezi (MDB) com 7,1%; Julio Kaminski (PP) com 3,2%; Aníbal Dário (UB) com 2,4% e Arlindo Rocha (sem partido) com 2,1%.
Eleitores que não souberam responder em quem votariam representam 18,8%, 13,1% não votariam em nenhum e 0,6% não responderam.
Em pesquisa estimulada com os nomes de Ricardo Guidi (PSD), Arleu da Silveira (PSDB) e Arlindo Rocha (Sem partido); Ricardo aparece em primeiro lugar com 36,5%; Arleu em segundo com 13,5% e por fim Arlindo Rocha com 5,0%. Não sabem em quem votar representam 26,2% de votos, nenhum dos citados 9,5% e não souberam responder 9,3% eleitores.
Guidi (PSD) também sai bem posicionado, com 2,95% de rejeição. Índice menor do que Julia Zanatta (PL), com 11,1%; Arleu da Silveira (PSDB) com 9,6%; Arlindo Rocha (Sem partido) com 4,2%; Clésio Salvaro (PSD) com 3,8%. A candidatura do PT teria 3% de rejeição.
Pelo cenário apresentado na pesquisa, Ricardo Guidi (PSD) passa Júlia Zanatta, a qual teria mais apoio do governador Jorginho Mello, por ambos serem de PL. Entretanto, a entrada de Guidi no governo é um sinal interessante que fará o dirigente estadual ter influência importante em Criciúma. Na prática, Jorginho está na frente.
Outro fator a ser acrescentado é a migração de partido de Clésio Salvaro, ex-PSDB, agora PSD. Sua preferência estará dividida entre o seu novo partido e de seu secretário e vereador Arleu da Silveira (PSDB). Assim como Jorginho, no cenário apontado neste momento pela pesquisa, o prefeito também ganha. Se não elegerá o secretário, terá prestígio com Guidi na prefeitura. Mas, a escolha pra valer é só em 2024.