O encontro do Progressistas em Palmitos, no último sábado (11), reuniu cerca de 400 pessoas e mandou sinal político interno interessante: quer mais protagonismo no Oeste catarinense nas eleições de 2026.
O deputado estadual Altair entra na disputa com a tranquilidade de quem tem trajetória e estrutura sólidas. Fez longa caminhada até a Alesc. Dentro do partido, tem a confiança de prefeitos, vereadores e lideranças regionais. Sua presença no encontro dá tom de continuidade de um projeto político, em prol da agricultura – sua principal bandeira de mandato.
Já André Callai, chefe de gabinete de Altair e estreante em disputas proporcionais, representa a aposta de futuro do Progressistas. Sua estratégia é nítida: se posicionar como único candidato federal do partido na região, concentrando apoios e maximizando votos. Para o Progressistas, é a oportunidade de transformar capital político regional em representatividade nacional.
A expectativa da federação União Progressistas é ousada — eleger ao menos dois deputados federais em 2026, havendo espaço para um terceiro. E, nesse cenário, a performance de Callai no Oeste será determinante. Ambos apostam no chamado voto casado: quem vota em Altair, também vota em Callai.