PSDB inicia preparação para eleição estadual
O presidente do partido, deputado Marcos Vieira, é pré-candidato ao governo em 2026
![Lideranças do PSDB reunidas para preparar o evento dia 3/12 em Florianópolis](https://d20illa76ai7va.cloudfront.net/293a99669ca8b7040ecad61216b8dc.jpeg)
O Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) se reúne dia 3/12 no Hotel Cambirela, em Florianópolis. Em pauta, as eleições de 2026 e o projeto dos tucanos para a disputa estadual. O presidente da sigla, deputado Marcos Vieira, marcou posição e já anuncia sua pretensão à majoritária. Ou seja, posta sua candidatura ao Governo do Estado.
O evento já tem confirmadas as presenças do presidente nacional tucano Marconi Perillo e o deputado federal Aécio Neves, além dos deputados estadual Vicente Caropreso e Geovânia de Sá, recentemente empossada em definitivo na Câmara Federal. Prefeitos, vices, vereadores e filiados ilustres foram convocados para o evento.
O presidente estadual deputado Marcos Vieira, deputado estadual Vicente Caropreso e a deputada federal Geovânia de Sá, além dos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores atuais e os recém eleitos também vão participar do evento.
“O PSDB é um partido que tem história e tem muito ainda a contribuir para Santa Catarina e para o Brasil e, para isso, organizamos o partido e agora vamos trabalhar para fortalecer as nossas lideranças regionais”, disse Marcos Vieira que também ocupa a vice-presidente nacional.
O PSDB hoje é o quarto maior partido em Santa Catarina e deverá buscar nas eleições o discurso do equilíbrio. “Passamos por tempos difíceis, mas agora estamos num momento de crescimento e por isso estamos mobilizando nossas lideranças regionais para este momento que vai dar a largada para as eleições de 2026”, explicou Marcos Vieira.
O detalhamento do encontro aconteceu nesta segunda-feira (25/11) durante a reunião da Comissão Executiva Estadual com a participação das lideranças tucanas.
Na urna em 2024
O PSDB nas eleições municipais deste ano não alcançou o todo o resultado esperado. Apostou muitas fichas da eleição em Dário Berger que disputou a Prefeitura de Florianópolis. A largada de Berger foi boa, mas não se sustentou por uma série de fatores, inclusive por clareza de discurso.
Marcos Viera, como presidente do partido, ultrapassa o reduto tucano, especialmente no Oeste, onde sua presença é marcante. De certa forma sua força é maior que o próprio partido.
Como sucessor político na Alesc, Sandro Favero deve ser o preterido por Veira, seja por coordenar seu gabinete há muitos anos e militância dentro do PSDB desde o tempo de prefeito em Ponte Serrada.