Rádio Centro Oeste
Cotações

Dólar
R$ %

Euro
R$ %

Estão tentando acabar com o futebol

Premiações e decisões da Fifa vem levantando questionamentos

29/10/2024, 10:45
Atualizado há 3 meses
WhatsappFacebookTwitterTelegram
https://d20illa76ai7va.cloudfront.net/17d5e90233d13b436ee1e785dc91a4.jpeg
Por Felipe Eduardo
Vini Jr foi o grande destaque da última temporada, mas não conseguiu vencer o prêmio (Foto: Oscar del Pozo/AFP)Vini Jr foi o grande destaque da última temporada, mas não conseguiu vencer o prêmio (Foto: Oscar del Pozo/AFP)

A premiação da Bola de Ouro nesta segunda-feira (28) deixou grande parte do mundo futebolístico boquiaberto e indignado. O prêmio entregue pela revista France Football ao espanhol Rodri deixou claro que o futebol virou apenas negócios e interesses, o que já vinha sendo questionado há algum tempo.

Todos os envolvidos no esporte sabiam que este prêmio deveria ser entregue para Vini Jr e que se houvesse alguém para disputar com ele, seriam seus próprios companheiros de clube, Carvajal e Bellingham. Não há explicações para o meia do Manchester City ser eleito o melhor do mundo, já que ele não é nem o melhor da equipe dele.

O brasileiro fez uma excelente temporada, decidiu campeonatos para o Real Madrid e jogando muito bem. Sim, infelizmente ele não fez uma boa Copa América, mas esse não seria um demérito tão grande para não ser escolhido na “votação”. O prêmio “voltaria ao Brasil após 17 anos, já que o último a ganhar foi Kaká em 2007, quando não houve nenhuma dúvida.

Rodri foi escolhido o melhor do mundo (Foto: France Football)

Talvez a decisão não passe mais pelo bom futebol apresentado, mas sim para quem defenda o que interessa a eles. Vini foi ativo dentro dos gramados, mas também fora, defendendo veemente os negros contra o racismo, o que talvez não seja algo interessante para quem toma as decisões.

Enquanto isso, Rodri é um cara tranquilo, que não interfere em nada. Você não verá uma criança usando uma camisa do atual melhor do mundo ou fazer um gol e dizer que é o espanhol. O meia não tem culpa, isso é apenas mais uma demonstração que os europeus estão dominando os bastidores do futebol, que as entidades buscam favorecer a quem lhe convém e que claramente essas premiações perderam o brilho e a credibilidade.

A lista de decisões e escolhas duvidosas são grandes. Além desta, podemos citar a escolha da Fifa em colocar a equipe de Messi no novo Mundial de Clubes pelo simples fato do Inter Miami ter feito a melhor campanha da primeira fase da MLS, é simplesmente inexplicável.

Estão fazendo de tudo para acabar com o futebol, com o brilho do esporte, tudo virou negócios. Parabéns aos envolvidos.

Ouça ao vivo