Precisamos falar de profissionalismo
A arbitragem e a imprensa gaúcha dominaram o futebol no RS

Quem torce para times do Rio Grande do Sul vive uma caravana da agonia a cada rodada do campeonato gaúcho. Todo jogo é uma caixinha de surpresa e não estou falando do futebol apresentado, mas sim da arbitragem que a cada partida tem uma decisão diferente, mesmo com o auxílio do VAR.
Cada pós-jogo a imprensa gaúcha, na qual eu sempre acompanhei e admiro, rasga o verbo sobre os árbitros e suas ações, muitas vezes até exagerando, puxam a vida toda do cara para saber se ele é gremista ou colorado para justificar as ações no jogo. Isso passa aos torcedores que compram essa raiva e aí não controla mais.
A arbitragem do Rio Grande do Sul e de todo o país vem cometendo muitos erros. Sim, todos nós somos humanos e erramos, os árbitros não são uma divindade que enxergam tudo. No entanto, eles estão com a ajuda do VAR para tomar a decisão. Antes tinha a justificativa que não tinha, agora não tem mais essa “muleta” e as decisões erradas continuam aparecendo.
Quando falo que precisamos abordar o profissionalismo, digo que são para todos os lados. Os dirigentes de times ameaçar os árbitros é errado, não se faz isso. Dizer que um ou outro “comprou” a arbitragem, também não é legal. A imprensa deve sempre estar atenta e opinar sobre isso, mas precisa ter cuidado também.
Já quanto aos árbitros, volto a defender algo que há anos estamos falando. A profissão precisa ser profissionalizada, não pode mais ser apenas “um bico”. Claro que eles vão precisar evoluir e errar menos ainda.
Para finalizar, precisamos ser pessoas melhores. Quem está errando feio, de propósito ou não, buscar evoluir e quem xinga arduamente também buscar ter respeito, pois não concordar e falar sobre o erro é uma coisa, faltar com respeito é outra.