Santa Catarina registrou um marco histórico na produção de grãos na safra 2024/25. De acordo com o Observatório do Agro Catarinense, o volume total cresceu 20,7% em comparação com o ciclo anterior, reflexo de fatores como tecnologia, manejo aprimorado e condições climáticas favoráveis.
Apesar do resultado positivo, o estado enfrenta um desafio estrutural, o déficit de armazenagem. O Boletim Agropecuário de junho aponta que, entre 2020 e 2025, a produção total de grãos aumentou 19%, enquanto a capacidade de armazenamento avançou apenas 5,1%.
Diante desse cenário, os silos secadores têm se destacado como solução viável para agricultores familiares.
“Com déficit de armazenamento, os silos secadores com ar natural são uma opção atrativa para os produtores. É uma tecnologia mais acessível, com custo menor, que permite armazenar seus próprios grãos ou adquiri-los de vizinhos. Com isso, podem utilizá-los na alimentação dos animais ou mantê-los na propriedade para comercialização na entressafra, quando os preços costumam ser melhores”, avalia o extensionista rural da Epagri em Xaxim, Jeferson Soccol.
A extensionista do município de Galvão, Elaine Regina Baggio, acrescenta que os silos são utilizados principalmente em pequenas propriedades para secagem e armazenagem de grãos, com capacidades que variam de 300 a 2.500 sacos.
“Além de reduzir custos com secagem, armazenagem, transporte e frete, os grãos colhidos na propriedade possuem qualidade superior aos recebidos dos silos comerciais. Isso gera mais rendimento e qualidade na alimentação dos animais, o que é bastante positivo para quem se dedica à pecuária”, explica.
Os agricultores interessados podem procurar os escritórios municipais da Epagri para obter informações sobre a construção e o dimensionamento dos silos, de acordo com a espécie de grão e a necessidade da propriedade.
“Uma das principais características do silo secador é a facilidade de construção. É possível armazenar milho, feijão, trigo, soja, arroz em casca, entre outros grãos”, completa Elaine.
Para apoiar os produtores, a armazenagem de grãos é contemplada pelo programa Pronampe Agro SC, da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária. O programa oferece auxílio financeiro para pagamento dos juros de financiamentos contratados no Plano Safra, permitindo que os agricultores familiares invistam em suas propriedades. O pedido de adesão deve ser realizado nos escritórios municipais da Epagri.