Análises descartam gripe aviária em Tigrinhos e Concórdia
Resultados laboratoriais confirmam ausência de possíveis casos de Influenza Aviária em aves de subsistência

O Governo do Estado de Santa Catarina anunciou nesta semana que não há registros de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em seu território. A informação foi confirmada após análises laboratoriais realizadas pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) nos municípios de Tigrinhos e Concórdia.
As investigações envolviam casos de mortalidade em aves de subsistência, conhecidas como aves de fundo de quintal, em Tigrinhos e Concórdia. Os laudos emitidos descartaram a presença do vírus da IAAP, tranquilizando criadores e autoridades sanitárias locais.
Além disso, foi divulgado o laudo final referente a uma granja comercial no município de Ipumirim, que havia sido submetida a investigação após a notificação de mortalidade de aves. Segundo o Mapa, os exames não identificaram a presença de nenhuma doença associada à Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves, reforçando o resultado anterior que já havia afastado a hipótese de Influenza Aviária.
A Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (SAR) e a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) destacam que o Estado segue com ações contínuas de vigilância sanitária. O trabalho, executado pela Cidasc, é parte da rotina do Serviço Veterinário Oficial e visa preservar o status sanitário catarinense, referência nacional e internacional em defesa agropecuária.
“Diante do alerta máximo vigente para prevenção de doenças aviárias, é natural o aumento das notificações de suspeitas. Isso mostra que a população está atenta e engajada na proteção do nosso patrimônio sanitário”, afirma a SAR em nota oficial.
Ações de prevenção e cuidado seguem sendo tomadas em SC (Foto: Cidasc)
Atualmente, não há nenhum caso suspeito de IAAP em investigação em Santa Catarina. A orientação é para que qualquer suspeita seja comunicada rapidamente pelos canais oficiais, como o sistema e-Sisbravet (clique aqui) nos escritórios locais da Cidasc ou pelo telefone 0800 643 9300.
A colaboração dos produtores e da população em geral continua sendo essencial para manter Santa Catarina livre da Influenza Aviária e protegida contra outras enfermidades que possam comprometer a produção agropecuária do estado.