O Chile e a Arábia Saudita anunciaram nesta segunda-feira (25) a retirada das restrições para a importação de carne de frango brasileira. A decisão foi divulgada pelo Ministério da Agricultura e Pecuária e ocorre após o Brasil se declarar livre da gripe aviária.
A suspensão das exportações para esses países havia sido motivada por um caso da doença em uma granja comercial localizada em Montenegro, no Rio Grande do Sul. No dia 18 de junho, o governo brasileiro declarou o fim do surto após a desinfecção da unidade afetada e o período de 28 dias sem novos registros.
Além do Chile e da Arábia Saudita, Namíbia e Macedônia do Norte também retomaram a importação de frango do Brasil. Com isso, 41 países já retiraram os embargos às carnes de aves brasileiras.
No entanto, algumas nações ainda mantêm restrições, incluindo Canadá, China, Malásia, Paquistão, Timor-Leste e a União Europeia. O Ministério da Agricultura reforça que o país segue cumprindo protocolos sanitários rigorosos para garantir a segurança e a qualidade da carne exportada.