Livro sobre Colônias Militares do Império será lançado em Pinhalzinho
Obra reúne pesquisas de diversas regiões do Brasil e resgata a presença militar no Oeste Catarinense

Em comemoração ao Dia Mundial do Livro, celebrado no dia 23 de abril, uma parceria entre o Museu Histórico de Pinhalzinho e a Unoesc promoverá o lançamento do livro As Sentinelas dos Sertões: as colônias militares do Império do Brasil, publicado pela Editora Acervus. O evento acontece às 19h, no campus da Unoesc em Pinhalzinho e é aberto ao público.
Fruto de uma extensa pesquisa histórica, a obra traz à luz a trajetória pouco conhecida das colônias militares brasileiras, instaladas entre os séculos XIX e XX com o objetivo de proteger fronteiras estratégicas e incentivar a ocupação do território nacional. Os capítulos, escritos por pesquisadores de todo o Brasil, estão organizados por regiões — Norte, Nordeste, Sudeste e Sul.
Representando o Oeste de Santa Catarina, três autores estarão presentes no lançamento para compartilhar suas contribuições à obra. A professora Letícia Venson (IFSC) assina o capítulo sobre a Colônia Militar do Chapecó, instalada em 1880 durante a disputa territorial com a Argentina.
Já o professor Francimar Petroli (Colégio Dinâmico/SED-SC) trata do conceito de Fundo Territorial e das colônias de Chopim e Chapecó. O historiador Bruno Aranha (Museu Histórico de Pinhalzinho) apresenta a história da Colônia Militar do Alto Uruguai, criada para garantir a soberania brasileira na região hoje próxima a Itapiranga.
O evento também contará com a abertura da exposição fotográfica e documental Quem Somos Nós?, produzida pelos estudantes da primeira e terceira fase do curso de Direito da Unoesc, sob orientação do Prof. Dr. Ricardo Niquetti. A mostra busca refletir sobre a história e identidade da região a partir de registros visuais e narrativas locais.
O e-book de As Sentinelas dos Sertões está disponível gratuitamente no site da Editora Acervus e pode ser acessado pelo link: acervuseditora.com.br.