Rádio Centro Oeste
Cotações

Dólar
R$ %

Euro
R$ %

A caneta que desafia o câncer: diagnóstico em segundos

Tecnologia desenvolvida por brasileira permite identificar tecidos tumorais

Henrique Paulo
Por Henrique Paulo
09/04/2025, 19:55
Atualizado há cerca de 1 mês
WhatsappFacebookTwitterTelegram
Livia Eberlin é uma química brasileira  (Foto: Divulgação / Universidade Texas)Livia Eberlin é uma química brasileira (Foto: Divulgação / Universidade Texas)

Uma tecnologia revolucionária criada pela química brasileira Livia Schiavinato Eberlin há alguns anos está mudando a forma como as cirurgias oncológicas são realizadas. A MasSpec Pen, uma caneta que utiliza a espectrometria de massa para identificar tecidos cancerígenos em tempo real, oferece aos cirurgiões uma ferramenta capaz de detectar células doentes com extrema agilidade e precisão, o que aumenta significativamente as chances de sucesso nas operações e reduz riscos para os pacientes.

A tecnologia não só acelera o processo de diagnóstico durante a operação, como também melhora o prognóstico dos pacientes, garantindo que as margens do tumor sejam completamente removidas, sem comprometer áreas saudáveis do organismo.

A trajetória de Livia Eberlin

Livia Eberlin, a mente brilhante por trás da MasSpec Pen, nasceu em Campinas, São Paulo. Formada em Química pela UNICAMP, ela foi além dos limites acadêmicos ao realizar seu doutorado na Universidade Purdue, nos Estados Unidos, onde iniciou suas pesquisas em espectrometria de massa. Após um pós-doutorado na Universidade Stanford, Livia se tornou docente na Universidade do Texas em Austin. Atualmente, ela ocupa o cargo de professora associada e vice-presidente de pesquisa no Departamento de Cirurgia do Baylor College of Medicine, onde segue sua pesquisa de ponta.

Reconhecimento Internacional

A contribuição de Eberlin para a ciência foi amplamente reconhecida. Em 2018, ela recebeu a prestigiada MacArthur Fellowship, também conhecida como o "Genius Grant", um prêmio concedido a indivíduos cujas realizações demonstram um potencial excepcional. Outros prêmios notáveis incluem o Prêmio Curt Brunnée (2020) e o Prêmio Norman Hackerman (2024), ambos de grande importância no mundo científico, em reconhecimento aos seus avanços significativos na química e na tecnologia aplicada à medicina.

Ouça ao vivo