Geada cobre a Serra e o Meio-Oeste de Santa Catarina em manhã gelada de outono
Maio deve ter noites frias e dias gradualmente mais amenos

A manhã desta terça-feira, 29 de abril, foi marcada por temperaturas negativas e a formação de geada em diversas regiões de Santa Catarina, especialmente na Serra e no Meio-Oeste. A atuação de uma massa de ar seco e frio derrubou os termômetros e proporcionou o amanhecer mais gelado do ano até agora no estado.
Em São Joaquim, município da Serra Catarinense, a mínima registrada foi de –1,9ºC, sendo a mais baixa do ano. Já em Urupema, também na região serrana, os termômetros marcaram –1,4ºC. O frio intenso também atingiu outras regiões, como o Alto Vale do Itajaí e até a região conhecida como Florianópolis Serrana, onde as temperaturas ficaram abaixo dos 10ºC.
A meteorologista Gilsânia Cruz, da Epagri/Ciram, explica que o frio é resultado direto da massa de ar polar que atua sobre o estado. Segundo ela, ainda há condição para formação de geada até o amanhecer desta quarta-feira, 30, principalmente no Planalto Sul. “Depois nós vamos ter, a partir de amanhã à tarde, essa massa se afastando para o mar, o que favorece a elevação das temperaturas nos próximos dias”, afirma.
Com a aproximação do mês de maio, o episódio reforça a transição definitiva para o clima típico do outono em Santa Catarina, com noites frias e dias gradualmente mais amenos.