SegurançaTrânsitoPolíticaEsporteEconomiaPinhalzinhoSaúdeAgronegócioEducaçãoClimaInfraestruturaBrasilEntretenimentoCulturaMeio ambienteCuriosidadeMundoTecnologiaCiênciaJustiçaSocialCopa do Mundo 2022Itaipu Rural ShowEspecialSaudadesNova ErechimModeloNova ItaberabaÁguas FriasSul BrasilSerra AltaSaltinhoUnião do OesteJardinópolisChapecóBom Jesus do OesteSão CarlosPalmitosIratiTaça RCOEleições 2024Eleições 2022
ColunistasContatoPolítica de privacidadeTermos de usoSobre
RCO
OUÇA AO VIVO
SegurançaTrânsitoPolíticaEsporteEconomiaPinhalzinhoSaúdeAgronegócioEducaçãoClima
16
16ºC
Pinhalzinho,SC
RCO
ColunistasPromoçõesContatoPolítica de privacidadeTermos de uso
Clima

Santa Catarina em alerta: previsão indica chuva forte, ventos e granizo

Entre o fim da noite de quarta e ao longo da quinta-feira (5), a frente fria avança pelo estado, intensificando ainda mais as instabilidades

Gilmar BortesePor Gilmar Bortese
04/06/2025 16:02Atualizado há 3 meses
WhatsappFacebook
Santa Catarina em alerta: previsão indica chuva forte, ventos e granizo
Próximos dias serão de frio e chuva em Santa Catarina (Foto: Divulgação)

Nesta quarta-feira (4), a formação e avanço de uma frente fria mantém o tempo instável em todas as regiões de Santa Catarina. A partir do período da tarde, há previsão de temporais isolados, acompanhados por raios, rajadas de vento e possibilidade de granizo. O risco é classificado como moderado a alto para ocorrências como alagamentos pontuais, danos à rede elétrica, destelhamentos e queda de galhos e árvores.

Entre o fim da noite de quarta e ao longo da quinta-feira (5), a frente fria avança pelo estado, intensificando ainda mais as instabilidades. A partir desse período, as chances de temporais com chuva intensa, vendavais, descargas elétricas e granizo aumentam significativamente. O risco passa a ser alto a muito alto para ocorrências como enxurradas, alagamentos, queda de árvores, destelhamentos e danos estruturais.

As áreas com maior potencial para tempestades severas — incluindo granizo, ventos fortes e chuvas volumosas — são o Extremo Oeste e Oeste catarinense, conforme indicado pelas regiões em vermelho no mapa da Defesa Civil.

Publicidade

Os temporais devem começar no Extremo Oeste e nas regiões próximas à divisa com o Rio Grande do Sul entre a noite de quarta e a madrugada de quinta. A partir daí, as instabilidades avançam gradualmente para o restante do estado ao longo do dia.

Recomendações da Defesa Civil:

Durante tempestades, procure abrigo em local seguro, afastado de janelas e objetos que possam ser lançados pelo vento.
Evite circular ou se abrigar próximo a árvores, placas, muros e postes durante rajadas de vento.
Em caso de alagamentos, não atravesse ruas ou pontes inundadas, mesmo que a água pareça rasa.

A Defesa Civil segue monitorando a situação e orienta a população a acompanhar os alertas pelos canais oficiais.