Rádio Centro Oeste
Cotações

Dólar
R$ %

Euro
R$ %

Santa Catarina está em alerta: chuvas intensas e tempestades atingem o Estado nesta sexta-feira

Monitoramento continua sendo feito em tempo real pelos órgãos meteorológicos do Estado

Gilmar Bortese
Por Gilmar Bortese
09/05/2025, 17:05
Atualizado há cerca de 16 horas
WhatsappFacebookTwitterTelegram
Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos (Foto: Gilmar Bortese)Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos (Foto: Gilmar Bortese)

Santa Catarina enfrenta uma sexta-feira (9) de atenção redobrada devido à presença de pelo menos três alertas ativos emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), indicando risco elevado de chuvas intensas e tempestades em várias regiões do Estado. Os fenômenos climáticos incluem raios, queda de granizo e ventos que podem ultrapassar os 60 km/h. Os alertas também foram reforçados pela Defesa Civil e pela Epagri/Ciram.

O primeiro alerta de perigo foi emitido ainda na manhã de quinta-feira (8), às 10h07min, e permanece válido até às 18h desta sexta-feira. Ele atinge principalmente o Oeste catarinense, com previsão de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora, podendo chegar a 100 milímetros ao longo do dia. Além das precipitações intensas, os ventos fortes – que podem atingir até 100 km/h – aumentam o risco de danos estruturais e quedas de árvores.

Municípios como Caibi e Caxambu do Sul estão diretamente no caminho das tempestades, segundo os dados do Inmet. A previsão também aponta riscos significativos de corte no fornecimento de energia elétrica, alagamentos, deslizamentos e prejuízos em plantações.

O segundo alerta meteorológico teve início às 10h desta sexta-feira e se estende até 23h59min, abrangendo praticamente todas as regiões do Estado: Oeste Catarinense, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis, Norte, Sul e a região serrana. A combinação de calor, umidade e instabilidade atmosférica tem contribuído para a formação dessas tempestades severas.

A Defesa Civil recomenda que a população evite áreas de risco, como encostas, margens de rios e locais com histórico de alagamentos, além de não se abrigar debaixo de árvores e manter distância de equipamentos elétricos durante as tempestades. Também é aconselhado acompanhar os canais oficiais de informação para atualizações e orientações emergenciais.

Relacionadas:

Ouça ao vivo