Santa Catarina realiza maior simulado de desastres da história do Brasil
Evento neste domingo deve mobilizar 240 mil pessoas em mais de 230 municípios

Santa Catarina terá neste domingo (18) o maior simulado de gestão de desastres já realizado no Brasil. Organizado pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SPDC), o 1º Simulado Geral de Gestão de Desastres envolverá mais de 230 municípios e cerca de 240 mil pessoas, com ações que vão desde evacuações simuladas até a distribuição de materiais educativos.
A atividade ocorre das 8h às 17h e contará com a participação coordenada de equipes municipais, regionais, estaduais e federais. Além de voluntários, o exercício envolverá universidades, organizações sociais, Corpo de Bombeiros, polícias, Aeroporto Internacional de Florianópolis, OGMO e Portonave. A população de áreas de risco também será mobilizada para participar de evacuações simuladas e aprender, na prática, os procedimentos de segurança.
As inscrições para municípios interessados seguem abertas até 16 de maio. A meta do governo estadual é atingir a adesão dos 295 municípios catarinenses, o que consolidaria o evento como o maior do país em abrangência territorial e número de participantes.
“Estamos unindo esforços em todos os níveis para salvar vidas. Esse simulado é histórico e representa um marco na preparação e na cultura de prevenção de desastres no Brasil. A participação de todos os municípios é essencial para fortalecer o sistema estadual de resposta”, destaca o secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil, Mário Hildebrandt.
(Foto: Roberto Zacarias/SECOM)
O simulado será ancorado nas estruturas dos Grupos de Ações Coordenadas (GRACs), ativados em cada município participante, além das Coordenadorias Regionais de Defesa Civil. A operação também permitirá revisar protocolos, testar sistemas de comunicação e identificar eventuais falhas operacionais em tempo real.
Além de treinamento técnico, o exercício tem caráter educativo e simbólico: marca os 52 anos de fundação da Defesa Civil catarinense. Com histórico de enchentes, deslizamentos e eventos climáticos extremos, Santa Catarina assume protagonismo nacional ao promover um modelo integrado e replicável.
“Cada município que participa fortalece sua resiliência e ajuda a tornar o estado mais preparado. Santa Catarina lidera pelo exemplo”, finaliza o secretário.