Documentário, "Salame Colonial Talian – O Registro” será apresentado nesta sexta (1°)
Evento é organizado pela Associação Taliana Vêneta de Nova Erechim
A entrevista desta manhã (1º), no Programa Radar foi com os integrantes da Associação Taliana Vêneta. O presidente da entidade, Lauri Luiz Ubert, e os membros Noeli Alessi Soletti e João Soletti participaram do programa e comentaram sobre o evento de lançamento do documentário, “Salame Colonial Talian – O Registro”.
Conforme a associação, a proposta é deixar registrado a produção artesanal do produto, tornando-o patrimônio imaterial do Oeste catarinense.
“Temos o lançamento do documentário, pois queremos registrar o fazer do salame, que estamos resgatando dos nossos descendentes italianos que produziam artesanalmente. Essa é a segunda etapa do projeto, queremos tornar o processo em patrimônio imaterial do Oeste. Após a exibição do documentário serviremos um café colonial. O evento ele é para convidados, infelizmente não conseguimos abrir para toda a população”, explica Noeli.
O documentário tem a duração de 45m, mostrando os processos da produção artesanal do produto. “Ele resgata toda a cultura do fazer o salame artesanal, deste o processamento da carne. Todas essas ações que fizemos é para resgatar e aumentar a preservação do Talian; queremos agregar a nossa cultura”, disse.