Uma bezerra nasceu com duas cabeças em Belmonte, no Oeste de Santa Catarina. O caso raro foi registrado na quinta-feira (25) e, até esta sexta (26), o animal permanecia internado no hospital veterinário da Unoesc, em São Miguel do Oeste.
Em vídeo divulgado pela instituição, é possível ver a filhote sendo alimentada com mamadeira. De acordo com o professor Jackson Preuss, da universidade, a bezerra apresenta uma condição congênita chamada diprosopia, caracterizada pela duplicação parcial da face. Ainda não está definido se o animal possui dois cérebros ou como funciona seu sistema respiratório.
O nascimento chamou a atenção do proprietário da fazenda, que acionou a Unoesc logo nas primeiras horas da manhã de quinta-feira. A equipe de veterinários recebeu a bezerra para avaliação e iniciou os cuidados.
Segundo Preuss, a situação é delicada:
“O animal está fraco e apresenta dificuldade para mamar. Casos como este são extremamente raros e, infelizmente, a sobrevida costuma ser baixa devido às complicações que surgem.”
A diprosopia pode ocorrer por falhas no desenvolvimento embrionário, quando há duplicação parcial nas primeiras divisões do embrião. Especialistas apontam que fatores genéticos, ambientais, toxinas, vírus ou até deficiências nutricionais podem estar relacionados à malformação.