PublicidadeEleições 2024

'Carro voador' chinês faz primeiro voo teste no Brasil

Não tripulado, modelo decolou na cidade Quadra, a 80 quilômetros de São Paulo

Henrique Paulo
Por Henrique Paulo
20/09/2024, 20:03
Atualizado há 14 dias
WhatsappFacebookTwitterTelegram
Veículo leva 25 minutos para carregar e tem autonomia de 30 km em linha reta (Foto: Divulgação / Gohobby)Veículo leva 25 minutos para carregar e tem autonomia de 30 km em linha reta (Foto: Divulgação / Gohobby)

A Gohobby realizou, nesta sexta-feira (20), o primeiro voo do carro voador EH216, da fabricante chinesa EHang, em solo brasileiro. A empresa havia conseguido, ainda em setembro, autorização da Agência Nacional de Aviação Civil para fazer voos-teste com o veículo de pouso e decolagem na vertical.

A aeronave decolou por volta das 11h30 e sobrevoou o aeroclube localizado em Quadra (SP), a cerca de 40 metros de altitude. O voo durou cerca de cinco minutos. Para a segurança da operação os testes acontecerão com algumas restrições, como a proibição do transporte de pessoas e cargas.

Sobre o carro voador

O EHang 216-S representa uma inovação na mobilidade urbana. Ele possui 5,73 metros de largura e 1,93 metros de altura, suporta uma carga de até 620 kg e pode alcançar uma velocidade de 130 km/h.

Como ocorre o pouso e a decolagem?

 O EHang 216-S dispensa infraestruturas tradicionais como aeroportos ou pistas. Em outras palavras, ele pode pousar e decolar em locais como condomínios e prédios com heliponto.

Abastecimento e carregamento

O veículo voador é movido por uma energia totalmente verde e sustentável, visando diminuir o dano causado ao meio ambiente por meio do CO2. O carregamento, pode ser feito em até 2 horas. 

Relacionadas: