
















No meio da destruição provocada por um tornado em Rio Bonito do Iguaçu, no sudoeste do Paraná, um gesto de fé marcou a sobrevivência de um casal. Enquanto ventos de até 330 km/h destruíam casas ao redor, Rosa Gonçalves ergueu uma Bíblia ao céu e pediu a proteção de Deus. Minutos depois, a casa simples de madeira onde ela e o marido moram permaneceu de pé — quase intacta.
O tornado, classificado como categoria 3 na Escala Fujita, atingiu a cidade na sexta-feira (7), deixando um rastro de destruição. Rosa contou que estava tomando banho quando ouviu o barulho dos ventos e os primeiros estrondos. “Só deu tempo de me lavar e me enrolar na toalha. Quando vi, a caixa d’água e os tijolos caíram tudo. A área despencou”, lembrou.
O marido, Ademilson de Araújo, estava do lado de fora limpando o pátio e correu para dentro. “De repente, já começou o tornado. Caí, machuquei o rosto, e o vento tomava conta de tudo”, disse.
O momento da fé
No escuro, ainda tentando se vestir, Rosa passou a mão em uma mesa e sentiu algo familiar. Era a Bíblia. “Bati a mão nela, levantei para o alto e falei com Deus: ‘Meu Deus, se nós somos fiéis com o Senhor e sabemos o Deus que servimos, cuida de nós’”, contou.
Logo depois, o barulho ensurdecedor cessou. Quando o casal saiu para ver o que restava ao redor, percebeu que a casa havia resistido — apenas a área externa e as árvores do quintal tinham sido derrubadas. “A polícia veio e pensou que nós já estávamos mortos. Mas Deus nos protegeu”, completou Rosa.