PublicidadeEleições 2024

Pinhalense cuida de pessoas deficientes em castelo na Escócia

Érique Weit, decidiu fazer o bem ao próximo; ele mora em uma construção cinematográfica

Henrique Paulo
Por Henrique Paulo
13/08/2024, 19:55
Atualizado há cerca de 1 mês
WhatsappFacebookTwitterTelegram
Érique ao lado de castelo onde mora (Foto: Arquivo pessoal)Érique ao lado de castelo onde mora (Foto: Arquivo pessoal)

A Escócia é um lugar cheio de construções medievais, onde tem muitas ilhas, o Whisky é praticamente água, além de existir a presença de Harry Potter por todos os cantos. Mas um jovem de Pinhalzinho, no Oeste de Santa Catarina, buscou algo diferente que ultrapassa o desejo de viajar e conhecer. O objetivo de Érique Weit de 24 anos, foi fazer o bem.

O sonho dele era ter uma experiência internacional, conhecer culturas, e essa oportunidade aconteceu em 2023, através da modalidade de intercâmbio voluntário, onde a pessoa tem a chance de viver em outro país por um ano trabalhando e em troca recebe alimentação e moradia sem custos.

“Procurei muitos lugares, e foi aí que encontrei um castelo cinematográfico e com uma boa oportunidade de desenvolvimento para voluntários internacionais. Acessei o site deles e vi que as vagas estavam abertas, então não perdi tempo e fiz a minha aplicação, isso foi no mês de outubro”, disse.

Érique conta que passou por algumas etapas para conseguir ser chamado. “Me convidaram para uma entrevista online no final de novembro. Tudo ocorreu super bem e em janeiro deste ano já estava com o visto e a minha passagem em mãos”, esclareceu.

O local onde mora

O rapaz está em uma localidade conhecida como Camphill Blair Drummond onde convive junto com crianças e adultos com necessidades especiais. “Nosso papel aqui é conviver, cuidar e educar essas pessoas nas suas atividades diárias. Também me receberam muito bem e sempre recebi ajuda em tudo que precisei, em pouco tempo eu já estava me sentindo em casa”, afirmou.

Uma das dificuldades foi a adaptação com a nova realidade, idioma, clima diferente, e também a rotina. O pinhalense está há seis meses fora do Brasil.

“Estou muito feliz com a minha decisão de ter vindo, estou vivendo experiências inesquecíveis e aprendizados que vou levar para toda a minha vida, além da experiência incrível de morar dentro de um castelo escocês”, detalhou.

Para quem tem interesse em conhecer mais sobre a comunidade é só acessar: camphillblairdrummond.org.uk

Relacionadas: