Chapecó se despediu nesta semana de Dona Ercília Gonçalves, a mulher mais velha registrada no município, que faleceu no último domingo, dia 14 de setembro, aos 117 anos. Nascida em 7 de janeiro de 1908, Ercília foi um ícone de força, dedicação e amor familiar.
Seu velório, realizado pela Funerária Stürmer, reuniu familiares e amigos que marcaram presença para prestar suas últimas homenagens à matriarca, que ficou conhecida como a "Rainha" de sua extensa família.
Moradora do Loteamento Hortências, na Grande Efapi, Dona Ercília viveu praticamente toda a sua vida na maior cidade do Oeste, onde viu suas dificuldades e conquistas ao longo de mais de um século de existência. Nos últimos anos, enfrentou complicações de saúde graves, que culminaram na necessidade de amputação das pernas, devido a problemas decorrentes de diabetes.
Ercília foi mãe de 11 filhos, criados praticamente sozinha, o que a fez ser reverenciada como uma verdadeira guerreira. Com sua energia e disposição, Dona Ercília foi uma figura central na vida de sua família. "Ela adorava um bailão", contou o neto Marcos.