Serpente de 1,1 metro que vibra a cauda e dá o bote é capturada
Cobra Cruzeira pode causar incidentes fatais ou mutiladores

Uma cobra venenosa de 1,1 metro foi capturada no pátio de uma residência, em São Leopoldo, na Região Metropolitana de Porto Alegre. A picada do animal causa necrose na pele e pode levar à morte se não tratada a tempo. O animal foi solto em seu habitat natural em uma área de mata.
Conforme dados, a espécie identificada como ‘cruzeira’ é uma serpente peçonhenta, possui porte grande e de cauda curta. A dieta é composta de pequenos mamíferos, são vivíparas, quando ameaçadas acabam se enrolando, vibram a cauda e dão o bote.
A peçonha pode causar acidentes fatais ou mutiladores se não forem tratados corretamente com o soro antibotrópico. Ela ocupa geralmente áreas abertas e úmidas, tem sua distribuição nas regiões centro-oeste, sudeste e sul do Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina.
Crime ambiental
Outra orientação é não ferir nem matar o animal. Conforme o artigo 29 da lei 9.605/98, matar, perseguir, capturar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida gera detenção de seis meses a um ano e multa.