A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) lançou nesta quinta-feira (28) o desTarifaço, um conjunto de serviços gratuitos voltado a indústrias e trabalhadores impactados pelo aumento das tarifas de importação dos Estados Unidos.
O programa reúne iniciativas de consultoria para abertura de novos mercados e adequação de produtos, suporte para acesso a crédito e incentivos públicos, além de capacitação e acompanhamento psicológico para funcionários em situação de inatividade.
“O impacto do tarifaço não é uniforme. Em alguns casos, temos pequenas e médias indústrias com mais de 90% do seu faturamento comprometido. Temos que dar apoio a estas empresas e seus trabalhadores”, destacou o presidente da FIESC, Gilberto Seleme.
Segundo estudo preliminar da entidade, os efeitos negativos recaem de forma mais intensa sobre pequenas e médias cidades de regiões como Planalto Norte, Meio-Oeste e Serra.
“Atuamos também para preservar a força de trabalho nestas regiões, evitando o agravamento de problemas sociais”, acrescentou Seleme.
O pacote é integrado por serviços oferecidos pelo SENAI/SC, SESI/SC e IEL/SC. Entre os principais benefícios para a indústria estão apoio na busca por crédito e incentivos governamentais, consultoria jurídica e auxílio para reposicionamento de produtos e linhas de produção. Já para os trabalhadores, há capacitação, recapacitação para setores com carência de mão de obra e apoio psicológico para recolocação profissional.
Atuação institucional
Desde que os EUA anunciaram, em abril, as chamadas “tarifas recíprocas”, a FIESC vem atuando em diversas frentes: ouvindo exportadores e sindicatos, produzindo estudos econômicos, articulando medidas junto ao Governo do Estado e defendendo ações diretas no governo federal.
A entidade também estabeleceu diálogo com representantes do governo americano e participa, nos dias 3 e 4 de setembro, de uma missão empresarial em Washington organizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
Debate com o setor produtivo
Na manhã desta quinta-feira, cerca de 130 representantes do setor produtivo catarinense conheceram os detalhes do programa em reunião na sede da FIESC. Lideranças empresariais destacaram especialmente a liberação de créditos de ICMS para empresas exportadoras, medida incluída no pacote de auxílio lançado pelo Governo de Santa Catarina na semana passada.
Mais informações sobre o programa estão disponíveis em destarifaco.fiesc.com.br.