SegurançaTrânsitoPolíticaEsporteEconomiaPinhalzinhoSaúdeAgronegócioEducaçãoClimaInfraestruturaBrasilEntretenimentoCulturaMeio ambienteCuriosidadeMundoTecnologiaCiênciaJustiçaSocialCopa do Mundo 2022Itaipu Rural ShowEspecialSaudadesNova ErechimModeloNova ItaberabaÁguas FriasSul BrasilSerra AltaSaltinhoUnião do OesteJardinópolisChapecóBom Jesus do OesteSão CarlosPalmitosIratiTaça RCOEleições 2024Eleições 2022
ColunistasContatoPolítica de privacidadeTermos de usoSobre
RCO
OUÇA AO VIVO
SegurançaTrânsitoPolíticaEsporteEconomiaPinhalzinhoSaúdeAgronegócioEducaçãoClima
21
21ºC
Pinhalzinho,SC
RCO
ColunistasPromoçõesContatoPolítica de privacidadeTermos de uso
Economia

Indústria catarinense registra segundo maior crescimento do país em 12 meses

Santa Catarina alcança alta de 5,3%, superando a média nacional e impulsionando diversos setores

Gilmar BortesePor Gilmar Bortese
13/09/2025 11:10Atualizado há cerca de 9 horas
WhatsappFacebook
Indústria catarinense registra segundo maior crescimento do país em 12 meses
Indústria avançou 5,3% no estado, frente à média nacional de 1,9% (Foto: Divulgação)

A produção industrial de Santa Catarina apresentou crescimento de 5,3% nos últimos 12 meses, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (12) pelo IBGE. O desempenho coloca o Estado em segundo lugar no ranking nacional, atrás apenas do Pará, que registrou 6,9%. A média do país foi de 1,9%.

O resultado positivo reflete o aumento da atividade econômica e os investimentos em inovação, tecnologia e ampliação da produção. Todos os 14 segmentos industriais pesquisados no Estado apresentaram crescimento. Os maiores destaques foram: fabricação de produtos de metal, exceto máquinas e equipamentos (13,2%), fabricação de máquinas e equipamentos (9,6%) e fabricação de máquinas, aparelhos e materiais elétricos (7,7%).

Outros setores também tiveram avanços expressivos, como fabricação de produtos de minerais não metálicos (7,4%), confecção de artigos do vestuário e acessórios (6,9%), metalurgia (6,3%), fabricação de produtos de madeira (5,5%) e produtos químicos (4,5%).

Publicidade

O governador Jorginho Mello atribuiu o desempenho ao ambiente favorável aos negócios no Estado:

“Em Santa Catarina, o Governo do Estado decidiu não aumentar impostos e investir em segurança pública, infraestrutura de transportes e energia, além da qualificação profissional. O resultado é o aumento da competitividade das nossas empresas e geração de mais empregos”, afirmou.