Os novos aparelhos de ar-condicionado destinados às escolas estaduais de Santa Catarina começaram a chegar. Ao todo, são 24 contêineres com 3 mil unidades que serão instaladas nas próximas semanas, em mais uma etapa do programa Escola Boa, dentro do movimento Educação Levada a Sério, coordenado pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Estado da Educação (SED).
A meta do governo é climatizar todas as salas de aula da rede estadual até o início do ano letivo de 2026. Para isso, serão adquiridos 5.700 aparelhos no total – mais da metade já contemplada nesta remessa.
“Não vamos descansar enquanto não tivermos ar-condicionado em todas as salas de aula da rede estadual. É nosso compromisso e vamos cumprir”, afirmou o governador Jorginho Mello.
O Escola Boa busca transformar as escolas em espaços de excelência, com infraestrutura de qualidade, segurança, manutenção adequada, conectividade e kits individuais de uniformes e materiais escolares para os mais de 519 mil alunos da rede estadual.
“Estamos promovendo uma verdadeira transformação e a climatização das salas é um pilar fundamental”, destacou a secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta.
Além da climatização, as obras de melhoria na infraestrutura elétrica também estão em andamento. Atualmente, 120 escolas já têm intervenções em execução e outras 507 estão em fase de contratação para modernização das instalações.
O movimento Educação Levada a Sério representa o maior pacote de investimentos na área já realizado em Santa Catarina, com um aporte de R$4,1 bilhões. O programa é estruturado em quatro eixos: Escola Boa, Qualifica SC, Transforma SC e CaTec+, contemplando desde a valorização dos professores até a ampliação do ensino técnico e profissional.
Entre as iniciativas que integram o movimento estão também os programas Universidade Gratuita e Fumdesc, que reforçam o acesso e a permanência dos estudantes no ensino superior, alinhando a formação ao desenvolvimento socioeconômico do Estado.