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Escolas catarinenses aplicam primeiro Simulado SED com foco no SAEB 2025

Ação marca início de um ciclo de avaliações e formações voltadas à recomposição das aprendizagens e fortalecimento da qualidade do ensino

Felipe Eduardo
Por Felipe Eduardo
15/07/2025, 21:08
Atualizado há 1 dia
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Prova foi aplicada para os estudantes nesta terça-feira (15) (Foto: Divulgação)Prova foi aplicada para os estudantes nesta terça-feira (15) (Foto: Divulgação)

Nesta terça-feira (15) as escolas da rede estadual de ensino de Santa Catarina deram início à aplicação do primeiro Simulado SED, etapa preparatória para o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) de 2025. A iniciativa tem como objetivo principal diagnosticar a trajetória dos estudantes, identificando carências no processo de ensino e aprendizagem para orientar intervenções pedagógicas mais assertivas.

O simulado permitirá às unidades escolares e à Secretaria de Estado da Educação (SED) traçar um panorama mais preciso das necessidades dos alunos, servindo como base para ações de recomposição das aprendizagens. A ideia é fortalecer o desenvolvimento educacional desde as séries iniciais, com atenção especial aos pontos de maior fragilidade.

Na região de Maravilha, a Coordenadoria Regional de Educação tem ampliado esforços em outra frente estratégica, a formação continuada dos professores. Estão sendo ofertadas capacitações para todas as áreas do conhecimento, com foco especial nos docentes de Língua Portuguesa e Matemática, disciplinas apontadas pelos indicadores nacionais como as mais desafiadoras para os estudantes brasileiros.

Essas formações visam ampliar o repertório pedagógico dos educadores, com práticas inovadoras e metodologias que favoreçam a leitura, interpretação de textos e compreensão de conceitos matemáticos. O impacto esperado vai além dos resultados em avaliações externas, promovendo avanços reais na aprendizagem dos alunos.

A coordenadora regional de Educação de Maravilha, Adriana Fátima Meneghetti, destacou a importância dessa mobilização coletiva.

“Estamos voltando o olhar para o cerne da educação: os reais aprendizados dos nossos estudantes. Acreditamos que esse movimento, construído coletivamente por todas as equipes escolares, resultará em avanços significativos na qualidade do ensino da Rede Estadual de Educação”, afirmou.

 

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