Rádio Centro Oeste

Nova ferramenta vai identificar inconsistências em inscrições do Universidade Gratuita em menos de 24h

Tecnologia desenvolvida pela CGE será aplicada já no segundo semestre de 2025 e garante mais agilidade, segurança e transparência

Felipe Eduardo
Por Felipe Eduardo
15/07/2025, 12:42
Atualizado há 1 dia
WhatsappFacebookTwitterTelegram
Inscrições do Universidade Gratuita serão checadas em menos de 24 horas por ferramenta da CGE (Foto: Roberto Zacarias/SECOM)Inscrições do Universidade Gratuita serão checadas em menos de 24 horas por ferramenta da CGE (Foto: Roberto Zacarias/SECOM)

A Controladoria-Geral do Estado (CGE) de Santa Catarina entregou à Secretaria de Estado da Educação uma nova ferramenta digital que promete transformar o controle das inscrições nos programas Universidade Gratuita e Fumdesc. A partir da edição 2025.2, a checagem de dados dos candidatos será feita em até 24 horas após a inscrição, permitindo a detecção rápida de possíveis inconsistências.

Desenvolvida pela Diretoria de Tecnologia e Informação Estratégica da CGE, a tecnologia será usada de forma contínua durante o período de inscrições, garantindo um processo mais eficiente, transparente e seguro. A inovação também foi disponibilizada para a Polícia Civil, como apoio a eventuais investigações.

“Estamos dando um salto de qualidade no controle preventivo. A tecnologia permite análises ágeis para prevenir concessões indevidas e fortalecer a integridade dos programas”, afirmou o controlador-geral do Estado, Freibergue Rubem do Nascimento.

A ferramenta cruza bases de dados públicas e aplica critérios técnicos para identificar indícios de irregularidades, que são então analisados pela equipe da Secretaria da Educação. O objetivo é garantir que os benefícios cheguem a quem realmente precisa.

Para a secretária de Estado da Educação, Luciane Ceretta, a ação reforça o compromisso com a justiça social.

“Estamos trabalhando muito com uma série de ações para proteger e aprimorar estes programas idealizados pelo nosso governador Jorginho Mello.”

Entre as novidades implementadas em 2024 para aperfeiçoar os programas estão: a criação de um grupo interinstitucional de fiscalização, a antecipação dos editais, o lançamento de um simulador de índice de carência, um Disque Denúncia exclusivo e a padronização do sistema de inscrições na plataforma da SED.

A iniciativa reforça a integração entre os órgãos de controle e amplia o compromisso do governo estadual com a transparência e a responsabilidade na execução de políticas públicas voltadas à educação superior.

Relacionadas:

Ouça ao vivo