A Coordenadora de Educação do Estado da Regional de Maravilha, Adriana Meneghetti, participou na manhã desta quarta-feira (10) do programa Radar da RCO, onde falou sobre as ações do Governo de Santa Catarina na área de educação, com destaque para a região que abrange o município de Pinhalzinho. Atualmente, a regional atende aproximadamente 9 mil alunos e 1.200 professores.
Entre os pontos abordados esteve a infraestrutura escolar, com reformas previstas para unidades como a Escola Marcolino Eckert, em Pinhalzinho, e a Escola Rodrigues Alves, em Saudades. Mas o maior destaque é o avanço nas melhorias da rede elétrica de todas as escolas da regional, medida considerada fundamental para a instalação de climatizadores nas salas de aula.
Segundo Adriana, a Regional de Maravilha será a primeira do estado a concluir a reforma elétrica em 100% das escolas.
“Não há dificuldade em comprar climatizador. O problema é que muitas escolas não tinham capacidade de energia elétrica para a instalação. Desde o ano passado, todas receberam a reforma e, até o fim do ano, estarão prontas para receber quantos climatizadores forem necessários”, explicou.
O investimento estadual para climatização é de R$171 milhões, já licitado e mapeado para garantir que todas as salas de aula em Santa Catarina tenham ar-condicionado a partir do próximo ano letivo.
Ensino técnico em expansão
Outro tema abordado na entrevista foi o ensino profissionalizante. A coordenadora adiantou que Pinhalzinho e Maravilha poderão receber novas turmas do Catec (Curso de Educação Técnica Integrada) em breve.
De acordo com Adriana, está prevista a abertura de uma turma em Pinhalzinho, com possível curso técnico nas áreas de Recursos Humanos ou Marketing, em parceria com o Sistema S e com o apoio das associações comerciais dos dois municípios.
“A ideia é alinhar a oferta dos cursos com a necessidade das cidades, especialmente nas áreas de gestão e negócios. Já estamos em conversas preliminares para identificar a demanda e organizar as primeiras turmas”, destacou.