O Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SED), firmou nesta quinta-feira (02) o Pacto de Excelência pela Educação Pública, em parceria com os municípios catarinenses. A iniciativa estabelece um regime de colaboração entre Estado e prefeituras, com ações conjuntas voltadas ao fortalecimento da aprendizagem, à integração das redes e ao enfrentamento dos desafios educacionais contemporâneos.
O governador Jorginho Mello destacou a importância da união de esforços para elevar a qualidade da educação pública no estado.
“Queremos que a educação de Santa Catarina seja uma única educação. O diálogo com cada município é fundamental para a melhoria da qualidade de ensino como um todo. Queremos integrar as redes e fazer com que a educação pública catarinense seja cada vez mais eficaz”, afirmou.
A secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta, reforçou que a colaboração entre redes é essencial para que todos os estudantes tenham acesso a uma formação sólida.
“Santa Catarina é um estado pujante e a educação precisa estar integrada, com foco na aprendizagem de todo estudante. Esse êxito só será possível se nossas redes trabalharem em colaboração. O Pacto traz para o diálogo os secretários municipais, para que juntos possamos desenhar as estratégias para os próximos anos”, explicou.
No mesmo evento, foi assinado o termo de adesão ao Sistema Estadual de Avaliação da Educação Básica de Santa Catarina (SEAESC). A avaliação será aplicada anualmente, de forma censitária, a estudantes da rede pública estadual e municipal, por meio de testes cognitivos padronizados.
Com a adesão de 100% dos municípios, o sistema permitirá traçar um diagnóstico amplo da aprendizagem, oferecendo subsídios para políticas públicas baseadas em evidências e estratégias pedagógicas mais eficazes.
O lançamento do Pacto contou com a presença dos 37 coordenadores regionais de Educação da rede estadual, do coordenador-geral do Instituto Estadual de Educação, de secretários municipais e servidores da SED.