Santa Catarina lança plataforma tecnológica para combater evasão escolar
Programa APOIA une SED, Conselho Tutelar, Ministério Público e outras entidades para garantir a permanência de crianças e adolescentes nas escolas

A partir da última sexta-feira, 1º de agosto, as Coordenadorias Regionais de Educação de Santa Catarina já podem utilizar o novo Programa Aviso por Infrequência de Aluno (APOIA), ferramenta desenvolvida para fortalecer o combate à evasão escolar em todo o estado.
A iniciativa é fruto de uma articulação entre a Secretaria de Estado da Educação (SED), Conselho Tutelar, Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), Federação Catarinense de Municípios (Fecam), Undime/SC e as escolas da rede estadual e municipal.
O programa forma uma ampla rede de informação, controle e acompanhamento da frequência escolar, com objetivo de assegurar o direito à educação de crianças e adolescentes entre 4 e 18 anos incompletos.
“A modernização do APOIA é vital para conseguirmos frear a evasão escolar. Além disso, cabe destacar a importância da aproximação das famílias com as escolas, uma grande marca da gestão do nosso governador Jorginho Mello. Este também é um ponto fundamental para combater o problema. Vamos trabalhar muito para garantir a permanência dos nossos estudantes no ambiente escolar”, enfatizou a secretária de Estado da Educação, Luciane Ceretta.
A nova plataforma é tecnológica, automatizada e intuitiva, projetada para facilitar o acompanhamento dos índices de infrequência. Entre as funcionalidades, o sistema permite o monitoramento individualizado dos alunos, análise de dados sobre desempenho e frequência, além de apoiar a tomada de decisões com base em padrões que apontem risco de evasão.
Na prática, o APOIA garante a execução de estratégias de busca ativa, promovendo o retorno de alunos afastados e fortalecendo a articulação intersetorial com os órgãos de proteção à infância e juventude. O sistema também facilita a atuação das equipes escolares e das Coordenadorias Regionais, que contam com profissionais específicos para alimentar as informações dos estudantes.
Para acessar o sistema, os servidores responsáveis nas unidades escolares precisam de uma conta no gov.br para alimentar a plataforma com as informações.