Santa Catarina tem menor adesão de alunos da rede pública ao Enem pelo segundo ano seguido
Apenas 56% dos concluintes do ensino médio da rede pública se inscreveram no exame

Pelo segundo ano consecutivo, Santa Catarina aparece na última posição entre os estados brasileiros em relação à participação de estudantes concluintes da rede pública no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), principal porta de entrada para o ensino superior no país.
Dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) revelam que apenas 38.716 alunos do terceiro ano do ensino médio da rede pública catarinense confirmaram inscrição no Enem 2025, o que representa 56,06% do total de concluintes. O percentual está bem abaixo da média nacional, que alcança 72%.
A diferença se acentua ainda mais na comparação com o Ceará, estado com maior adesão, onde 96,78% dos alunos da rede pública que estão concluindo o ensino médio estão inscritos no exame. Em 2024, Santa Catarina já havia registrado baixa participação, com 73,48%.
A Secretaria de Estado da Educação (SED-SC), que atende mais de 90% dos alunos do ensino médio no estado, se pronunciou sobre os dados. A secretária Luciane Ceretta reconheceu o baixo índice, mas ponderou que há crescimento no número de estudantes que terminam o ensino médio e ingressam no ensino superior em Santa Catarina, ainda que por outras vias que não o Enem.
"Temos um estado que tem uma rede de instituições universitárias e o Enem é entendido pelo estudante do ensino médio como a primeira opção para ingressar no ensino superior. Santa Catarina tem uma rede de instituições comunitárias e também instituições privadas que não utilizam o Enem como esse critério de ingresso", afirmou.
Apesar disso, Ceretta reconheceu que o exame é mais do que uma forma de ingresso ao ensino superior público.
“O Enem também é um importante índice de medição da qualidade da educação pública. Já fizemos uma análise e entendemos que precisamos fazer um processo de sensibilização desses estudantes para que eles passem a compreender a importância de participar desse processo seletivo. Ele também é utilizado para diversos outros acessos, inclusive como um grande indicador do nosso estado”, completou.