Candidatos ao Governo de SC participaram de debate no Oeste
O encontro político foi realizado em Chapecó na manhã deste sexta (23)
Os candidatos ao Governo do Estado de Santa Catarina participaram de um debate eleitoral na manhã desta sexta (23) em Chapecó. O evento político foi realizado pelo Grupo Condá de Comunicação, sendo transmitido por 13 emissoras de rádio do Oeste catarinense. O debate teve a participação do atual governador Carlos Moisés (REP) que busca a reeleição, de Décio Lima do PT, Esperidião Amin (PP), Gean Loureiro (UB), Jorge Boeira (PDT), Jorginho Mello (PL), Odair Tramontin (Novo) e Ralf Zimmer (PROS).
A Rádio Centro Oeste esteve presente no debate. No primeiro bloco os candidatos responderam perguntas que foram encaminhadas pelos jornalistas das 13 emissoras. Na segunda parte, ocorreram perguntas entre eles, com temas do Oeste. O debate seguiu com perguntas entre candidatos com tema livre e no último bloco ocorreram as considerações finais.
Foi mais de duas horas de debates, com momentos mais “quentes” principalmente entre o governador Moises e Ralf Zimmer. Os candidatos Esperidião Amin e Jorginho Melo também tiveram discussão mais duras.
O jornalismo da RCO ouviu os candidatos, que avaliaram a sua participação após o debate no Oeste catarinense.
Carlos Moises
Deixo um abraço a todos de Pinhalzinho, tenho um carinho muito grande pela cidade. Nosso governo tem prioridades com as pequenas cidades e Pinhalzinho tem a digital do nosso governo. É uma oportunidade de debater ideias, mas infelizmente alguns candidatos com tom de agressividade não conseguem debater ideias. Fomos um governo com o melhor resultado do Brasil, com menos mortes e menor desemprego. Assumi um Estado abandonado e precisamos continuar cuidando das nossas cidades.
Esperidião Amin
Vamos disputar o segundo turno, tenho certeza. Temos uma vantagem, precisamos comparar um com o outro, fica muito mais claro e tem pessoas que ficam nervosas. Comparação é a melhor maneiro do eleitor se esclarecer, o que não pode acontecer é repeti números, isso não deu certo em Santa Catarina em 2018. Nosso primeiro ato de governo será cuidar da educação do ensino médio, essa é a prioridade das prioridades.
Décio Lima
O debate em Chapecó deixou claro o lado da política de Santa Catarina. Todos os candidatos estão do lado do Bolsonaro, eu sou o único que está no lado da esperança, do amor. Somos aqueles que defendemos uma Santa Catarina diferente e eu tenho plena convicção que aqueles que vão votar no Lula nessas eleições, vão votar no Décio. Quem vota em Lula, não escolherá um governador Bolsonarista. Eu acredito que o povo refletiu sobre o Brasil e por isso acredito que o debate deixou claro, estamos no lado da esperança.
Odair Tramontin
Estou feliz, a campanha deslanchou. As pessoas estavam focas nas eleições presidencial e agora estão dando atenção para a eleição estadual. Eu sou do Oeste, não preciso de GPS para me deslocar e conhecer as demandas da nossa região. A maioria dos candidatos aparece aqui para pedir votos. Nosso partido não usa fundo eleitoral e já andei mais de 23 mil quilômetros por essas estradas em situação calamitosa, abandonadas. Estou satisfeito e tenho certeza que estarei no segundo turno.
Gean Loreiro
No debate tive condições de demostrar conhecimento da região e apresentar propostas específicas, com pautas do Oeste. Temos um grande compromisso com a região. Nossa campanha é a que mais cresce, que tem a menor rejeição. Os debates vêm demostrando o conhecimento que temos na região e a capacidade de transformar e ter atitude pra poder mudar a realidade triste na infraestrutura, saúde e educação.
Jorginho Mello
Eu quero ser um governado do Oeste de Santa Catarina. Consegui trazer recursos e leis para o Estado. Quero reafirmar o compromisso e pedir o voto aos eleitores. Estou entusiasmado, temos orgulho, chegou a vez do Oeste ter governador. Foi mais uma oportunidade de conversar e expor o nosso plano de governo e as dificuldades que o Estado se encontra. O atual governo fala que está tudo bem, mas eu não enxergo isso.
Ralf Zimmer
Foi um debate muito bom. Sabemos das dificuldades e vivemos com um governo insensível. Nossa prioridade número um é a vida das pessoas e vamos trabalhar para isso. Nosso hospital está lotado e sem UTIs. A que tem no Hospital Regional está lotada e não está dando conta e temos que ter sensibilidade para cuidarmos do que é mais caro em nossa sociedade que são os inocentes, os bebês e as crianças e isso está faltando no atual governo. Isso me indigna, pois uma vida perdida não se recupera mais. O estado tem o dever de prover antes de tudo para que as crianças possam ter saúde para se desenvolver.
Jorge Boeira
Todas as falas vão claramente em direção de um Estado de abandono que vivem os catarinenses, principalmente o Estado de abandono que vive o Oeste de Santa Catarina. Parece que a nossa gente da região Oeste, nada, nada e o governo só flutua. Eu acho que de fato precisamos de um apoio ao agricultor, a pequena propriedade rural, com investimentos em ciência e tecnologia, para aumentar cada vez mais a eficiência, mas sobretudo, um apoio na área da logística, com viés em nossas rodovias, federais e estaduais. Um apoio para a área de Saúde, principalmente na UTI neonatal e investimentos na educação, com um olhar no nosso sistema Acafe, que me parece que nos 50 e poucos anos de sua existência, deu uma grande contribuição regional.