
A eleição para a Assembleia Legislativa de Santa Catarina definiu uma composição com 35% de renovação para a próxima legislatura. Dos 40 parlamentares eleitos, 26 foram reeleitos, 11 assumirão o primeiro mandato e três retornam à Alesc.
A nova composição terá 35 homens e cinco mulheres. As maiores votações individuais foram de Ana Campagnolo (PL), com 387.523 votos, e Luciane Carminatti (PT), com 124.590 votos.
Além delas, também foram eleitas Juliana Maciel (PL), Chica do Eskudlark (PL) e Anna Carolina (Republicanos).

PL amplia vantagem na Assembleia
O PL será a maior bancada da Alesc, com 16 deputados eleitos. O partido ampliou significativamente sua presença, passando dos 11 parlamentares eleitos em 2022 para 16 na próxima legislatura.
Na sequência aparecem o PT, com cinco deputados; MDB e a Federação União Progressista, com quatro cada; PSD e Republicanos, com três cada; Podemos, com dois; e União, PP, PDT, Novo e PSOL, com representantes eleitos.
Diplomação ocorre até dezembro
Os deputados eleitos deverão ser diplomados pela Justiça Eleitoral de Santa Catarina até 18 de dezembro. A posse está marcada para 1º de fevereiro, no Plenário Osni Régis, no Palácio Barriga-Verde, quando terá início a 21ª legislatura da Assembleia Legislativa.
A eleição teve 4,27 milhões de votos válidos. O índice de renovação de 35% ficou abaixo do registrado em 2016, quando 23 das 40 cadeiras foram renovadas, e também foi inferior à renovação observada em 2022.





