SegurançaTrânsitoPolíticaEsporteEconomiaPinhalzinhoSaúdeAgronegócioEducaçãoClimaInfraestruturaBrasilEntretenimentoCulturaMeio ambienteCuriosidadeMundoTecnologiaCiênciaJustiçaSocialCopa do Mundo 2022Itaipu Rural ShowEspecialSaudadesNova ErechimModeloNova ItaberabaÁguas FriasSul BrasilSerra AltaSaltinhoUnião do OesteJardinópolisChapecóBom Jesus do OesteSão CarlosPalmitosIratiTaça RCOEleições 2024Eleições 2022
ColunistasContatoPolítica de privacidadeTermos de usoSobre
RCO
OUÇA AO VIVO
SegurançaTrânsitoPolíticaEsporteEconomiaPinhalzinhoSaúdeAgronegócioEducaçãoClima
28
28ºC
Pinhalzinho,SC
RCO
ColunistasPromoçõesContatoPolítica de privacidadeTermos de uso
Especial

Arquiteta resgata técnica usada na Muralha da China para obra em Pinhalzinho

Tuami Matiello decidiu apostar no método conhecido como taipa de pilão

Henrique PauloPor Henrique Paulo
10/09/2025 20:05Atualizado há 3 dias
WhatsappFacebook
Arquiteta resgata técnica usada na Muralha da China para obra em Pinhalzinho
Tuami deixa o espaço aberto a comunidade interessada em ver de perto a construção (Foto: Henrique Paulo Koch)

Uma técnica milenar de construção, usada na própria Grande Muralha da China, está sendo aplicada em uma obra no bairro Nova Divinéia, em Pinhalzinho, no Oeste catarinense. A arquiteta Tuami Matielo decidiu apostar no método conhecido como taipa de pilão, que utiliza terra compactada para erguer paredes com alta resistência, além de oferecer excelente desempenho térmico e acústico.

O sistema construtivo, sustentável e ligado à natureza, tem ganhado adeptos por unir tradição e funcionalidade. Segundo Tuami, o projeto também busca promover a integração entre pessoas interessadas em aprender sobre construção civil de forma prática e colaborativa.

"A ideia também é interagir com as pessoas. Nós chamamos de mutirões. Temos voluntários que querem colocar a mão na terra, mesmo sem experiência", conta.

Ao contrário dos métodos convencionais, que priorizam velocidade e materiais industrializados, a proposta valoriza o ritmo da terra, a conexão com a natureza e o resgate de saberes ancestrais. A experiência tem despertado curiosidade e envolvimento da comunidade local.

Publicidade

Técnica secular em contexto contemporâneo

A taipa de pilão tem origens milenares e foi usada em construções que resistem há séculos em diversos continentes, especialmente na Ásia, África e América Latina. No Brasil, há registros do uso da técnica desde o período colonial, especialmente em igrejas e casarões históricos.