A Federação Catarinense de Futebol (FCF) definiu nesta segunda-feira (13), durante conselho técnico com representantes dos 12 clubes participantes, o formato do Campeonato Catarinense de 2026. A primeira fase será disputada em dois grupos de seis times, com confrontos entre as chaves – Grupo A x Grupo B – em partidas de ida e volta.
Os cabeças de chave são Avaí e Chapecoense, campeão e vice do estadual de 2025, respectivamente. O Grupo A contará com Avaí, Camboriú, Concórdia, Marcílio Dias, Joinville e Brusque. Já o Grupo B terá Chapecoense, Carlos Renaux, Barra, Figueirense, Criciúma e Santa Catarina.
Nas quartas de final, o cruzamento ocorrerá dentro de cada grupo: o 1º colocado enfrenta o 4º, e o 2º joga contra o 3º, em partidas de ida e volta. Os vencedores avançam às semifinais, que também serão disputadas em dois jogos, assim como a final.
O Catarinense 2026 terá três times rebaixados, em uma medida da FCF para reduzir a competição para 10 clubes em 2028. Apenas o campeão da Série B estadual garantirá acesso à primeira divisão em 2027.
Os dois últimos colocados de cada grupo na primeira fase disputarão um quadrangular de seis rodadas, em ida e volta, para definir a permanência. A equipe líder se salva, enquanto as demais caem para a Série B. Os times que terminarem em quinto lugar na primeira fase começam o quadrangular com um ponto de vantagem.
Além do campeão e do vice do Catarinense 2026, outras duas equipes conquistarão vaga na Copa do Brasil de 2027. Uma será pela nova competição, Taça Acesc 70 anos, e outra pela Copa SC.
A Taça Acesc 70 anos será disputada pelos quatro eliminados das quartas de final, em novo mata-mata. Os dois vencedores enfrentarão os perdedores das semifinais do Estadual, em uma nova semi, classificando dois times para a final da Taça e garantindo a vaga na Copa do Brasil.
A forma de disputa da Recopa Catarinense não foi definida e será discutida em reunião futura, após o término da Copa Santa Catarina.