
















A tarde deste domingo (23) entrou para a história da Chapecoense. Depois de três anos seguidos lutando para não cair para a Série C, o Verdão do Oeste surpreendeu até os mais otimistas e garantiu o retorno à Série A do Campeonato Brasileiro. A classificação veio após a vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-GO, na Arena Condá, gol de Walter Clar em cobrança de pênalti.
A equipe catarinense fechou a Série B na 3ª colocação, resultado construído em uma campanha de superação e desempenho acima do esperado. O acesso só se confirmou graças à combinação de resultados da rodada, já que Criciúma e Goiás, que estavam no G-4, acabaram sendo derrotados em seus jogos. A queda dos adversários abriu espaço para que a Chapecoense conquistasse a vaga tão aguardada.
Além do Verdão do Oeste, também garantiram lugar na elite do futebol brasileiro o Coritiba, campeão da competição, o Athletico-PR e o Remo.
A data do retorno à Série A carrega ainda um simbolismo especial. Em 2016, também no dia 23 de novembro, a Chapecoense eliminou o San Lorenzo e avançou à final da Copa Sul-Americana, em uma noite marcada pela atuação brilhante do goleiro Danilo, que fez uma defesa decisiva nos minutos finais. Aquele acabou sendo o penúltimo jogo do elenco que, dias depois, seria vítima do trágico acidente aéreo que marcou profundamente a história do clube e do futebol mundial.