A arbitragem continua sendo uma das principais atrações do futebol brasileiro, mas não necessariamente pelo lado positivo. Na noite desta segunda-feira (06), o Grêmio publicou um vídeo e uma nota oficial, assinada pelo presidente Alberto Guerra, destacando 15 lances considerados prejudiciais ao time na temporada de 2025 e cobrando mudanças na arbitragem nacional.
Impulsionado pelos acontecimentos na derrota por 1 a 0 para o Bragantino, no último sábado, o clube listou episódios em 11 partidas diferentes entre Brasileirão e Copa do Brasil, onde, segundo a diretoria, houve erros que impactaram diretamente os resultados. No balanço dessas partidas, o Grêmio obteve três vitórias, quatro empates e quatro derrotas.
Entre os casos citados estão pênaltis não marcados contra Flamengo e Internacional, expulsões não assinaladas contra Santos e Bragantino, gol mal anulado contra CSA e Santos, além de falhas do VAR no duelo contra Mirassol.
Na nota oficial, o clube expressa “indignação com a sequência de erros graves de arbitragem” e anuncia medidas imediatas: solicitação de anulação de cartões aplicados a atletas, adoção de medidas jurídicas para evitar punições indevidas e a transformação da indignação em um movimento nacional pela qualificação da arbitragem.
O executivo de futebol Luis Vagner Vivian está no Rio de Janeiro para tratar diretamente com a Comissão de Arbitragem da CBF sobre as propostas de qualificação do setor, repetindo iniciativa anterior liderada pelo presidente Alberto Guerra e pelo coordenador técnico Luiz Felipe Scolari em maio. O clube ainda sinaliza que outras ações complementares serão anunciadas em breve.
“O Grêmio reafirma seu compromisso com a ética, a justiça esportiva e a transparência, defendendo não apenas os interesses do Clube, mas também a qualificação da arbitragem e a credibilidade do futebol brasileiro”, finaliza a nota.