Desde o início da atual gestão municipal em Maravilha, em janeiro deste ano, a Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer passou a ser comandada por Eduardo Stieler. Graduado em Educação Física, com mestrado e doutorado pela Universidade Federal de Minas Gerais, Stieler foi o nome escolhido pelo prefeito Vinicius Ventura e pela vice-prefeita Nadia Signor para liderar a área.
Em participação no programa Resenha Esportiva da RCO na última terça-feira (19), o secretário destacou que os primeiros meses foram marcados por mudanças necessárias.
“A gente teve algumas dificuldades, porque na secretaria de esportes ocorriam ainda muitos vícios e cortar isso gera desgaste. Porém, o remédio amargo tem que ser tomado logo no começo para alinhar as coisas e implementar a forma de trabalho”, afirmou.
Stieler explica que encontrou concentração excessiva de recursos em uma única modalidade, situação que foi reorganizada. Agora, o município busca valorizar de forma equilibrada diferentes esportes. Essa reformulação, segundo ele, já apresenta resultados positivos.
“A nossa equipe de professores tem comprado a ideia, e isso tem facilitado muito o nosso trabalho”, acrescentou.
Entre as ações recentes, Maravilha ampliou o número de modalidades oferecidas e quase dobrou a participação da população em atividades esportivas. Também houve investimento em novos uniformes para as equipes que representam o município em competições.
Futsal feminino estreia na Liga Catarinense e base ganha força
Um dos destaques da nova gestão é a participação inédita do futsal feminino de Maravilha na Liga Catarinense de Futsal (LCF). Além disso, cinco categorias da base também disputam competiçãões organizadas pela entidade. O futsal masculino adulto, por sua vez, deve voltar a atuar em competições estaduais em breve, mas com uma nova organização.
O secretário destacou ainda a necessidade de recuperar a imagem esportiva da cidade na região.
“É inadmissível que um atleta falte com respeito a outro, ou que torcedores invadam a quadra e agridam atletas. Isso aconteceu nos últimos anos e gerou uma imagem negativa para Maravilha. A população pode ter certeza de que esse tipo de situação não terá espaço aqui. Se for preciso, vamos punir de forma exemplar”, ressaltou.
Candidatura mantida para sede dos Joguinhos Abertos de 2027
Além das mudanças internas, a secretaria também atua em projetos regionais. Maravilha, em parceria com Pinhalzinho e Saudades, manteve a candidatura para sediar os Joguinhos Abertos de Santa Catarina em 2026.
Mesmo com reformas em escolas que poderiam comprometer os alojamentos, os três municípios decidiram seguir com o projeto. A candidatura, que antes era única, agora terá concorrência, já que São Miguel do Oeste é um dos municípios que também entrou na disputa.
“É importante frisar que Maravilha, Saudades e Pinhalzinho sempre tiveram uma boa relação e isso continua. Houve apenas uma falha de comunicação que gerou ruído sobre uma possível desistência. Seguimos firmes porque entendemos a importância do evento. Ele movimenta a economia e valoriza nossos espaços esportivos”, explicou Stieler.