Vini Jr é eleito o melhor do mundo pela Fifa e outros brasileiros são premiados
Jogador do Inter levou o prêmio Fair Play
O Brasil foi o grande vencedor da premiação The Best da Fifa realizada nesta terça-feira (17) em Doha, no Catar. Vini Jr foi eleito o melhor jogador do mundo, a Marta venceu o prêmio de gol mais bonito no futebol feminino, Thiago Maia levou o troféu Fair Play e Gui, pequeno torcedor do Vasco, ganhou o prêmio torcedor do ano.
A grande expectativa estava sobre Vini Jr. Ele havia sido preterido na Bola de Ouro entregue pela France Football, onde ficou em segundo lugar, mas conseguiu vencer o prêmio entregue pela Fifa. Ele é o primeiro brasileiro a ser eleito o melhor do mundo desde que Kaká foi escolhido em 2007, há 17 anos atrás.
Thiago Maia, meia do Inter, conquistou o prêmio Fair Play por um golaço marcado fora dos gramados. O jogador foi reconhecido pelo trabalho feito por ele durante as enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul neste ano, salvando pessoas e animais que ficaram ilhados em Porto Alegre e região metropolitana.
Thiago Maia durante as enchentes no Rio Grande do Sul (Foto: SC Internacional)
Quem fez um golaço dentro de campo foi a incansável Marta, que levou o troféu de gol mais bonito da temporada no futebol feminino. Curiosamente a premiação leva o nome da jogadora brasileira e este foi o primeiro ano que mulheres e homens disputaram essa categoria separados.
Outro brasileiro vencedor no evento da Fifa foi um pequeno torcedor do Vasco, o Gui. O menino de 10 anos sofre com uma doença rara chamada epidermólise bolhosa e viralizou no ano passado em um vídeo depois de ficar alguns dia em coma induzido. Ele virou um torcedor símbolo da torcida do Vasco e conquistou o troféu Fifa The Best Football Awards.
Pequeno Gui batendo bola com jogadores do Vasco (Foto: Daniel Ramalho/Vasco)
Outros vencedores do The Best
Melhor treinador do futebol masculino: Carlo Ancelotti (Real Madrid)
Melhor goleiro: Emiliano Martínez (Aston Villa/Argentina)
Prêmio Puskas: Alejandro Garnacho (Manchester United)
Melhor jogadora do mundo: Aitana Bonmatí (Barcelona/Espanha)
Melhor goleira: Alyssa Naeher (Chicago Red Stars/EUA)
Melhor treinador(a) do futebol feminino: Emma Hayes (EUA)