O governador Jorginho Mello se reuniu nesta quarta-feira (03) com o Fórum Parlamentar Catarinense, em Brasília, para apresentar o Estudo de Concepção do Contorno do Morro dos Cavalos. A proposta foi elaborada pelo Governo de Santa Catarina como alternativa para reduzir riscos e melhorar o tráfego em um dos pontos mais críticos da BR-101. O encontro ocorreu na Secretaria de Articulação Nacional.
“Conforme foi combinado com o ministro (dos Transportes) Renan, nós montamos o projeto, com estudos e valores. Esse contorno é uma das possíveis soluções, e ele não exclui os túneis, por exemplo. Mas é uma solução mais rápida e mais barata”, afirmou o governador Jorginho Mello.
O trecho em questão, entre os quilômetros 233 e 236 da rodovia, em Palhoça, é historicamente marcado por acidentes graves, bloqueios e dificuldades de tráfego.
“Nosso estudo prevê crescimento de 3% ao ano no fluxo de veículos. Em 2030 devem ser cerca de 42 mil veículos, em 2039, aproximadamente 55 mil”, explicou Ricardo Grando, secretário adjunto de Infraestrutura e Mobilidade.
O contorno proposto tem extensão de 5,2 quilômetros e custo estimado em R$291 milhões. O traçado margearia o atual, oferecendo mais segurança e fluidez no tráfego. O estudo destaca que a solução não inviabiliza a construção futura dos túneis, mas funcionaria como alternativa imediata para diminuir os riscos.
Segundo o governador, a execução da obra depende da integração do Governo Federal.
“Embora o Estado tenha avançado além do limite das nossas competências, a execução depende do DNIT, da ANTT e da Funai, já que a rodovia é federal, está sob concessão privada e atravessa a Terra Indígena Morro dos Cavalos”, explicou.
O estudo foi bem recebido pelo Fórum Parlamentar Catarinense. O coordenador, deputado federal Pedro Uczai, afirmou que vai intermediar o diálogo com o Governo Federal. Também participaram da reunião os deputados Caroline de Toni, Ismael dos Santos, Daniela Reinehr, Ricardo Guidi, Valdir Cobalchini, Luiz Fernando Vampiro, Geovania de Sá, Gilson Marques, Zé Trovão e o senador Jorge Seif.
Jorginho Mello deve protocolar o estudo no Ministério dos Transportes ainda nesta quinta-feira (04). O documento reúne levantamentos de tráfego, projeções futuras, estudos geotécnicos e socioambientais, além de detalhamento orçamentário e cronograma de execução.
Histórico de problemas
O trecho do Morro dos Cavalos é conhecido por interdições prolongadas. Em abril deste ano, a rodovia ficou interditada por 15 horas após o tombamento e explosão de um caminhão de etanol, que atingiu outros 24 veículos. Ainda no mesmo mês, chuvas intensas motivaram bloqueios preventivos pela concessionária Arteris Litoral Sul. Em 2024, o local já havia ficado interditado por mais de dois dias devido a quedas de barreiras.
O que diz o Governo Federal
O Ministério dos Transportes considera a construção dos túneis do Morro dos Cavalos como alternativa de longo prazo. Em abril de 2025, anunciou o envio de proposta ao Tribunal de Contas da União (TCU) para otimizar o contrato de concessão da BR-101 em Santa Catarina, incluindo a possibilidade de construção de dois túneis. Contudo, não há previsão para execução das obras nem para implantação da quarta faixa.
A Fiesc lembra que o projeto dos túneis foi concluído em 2010, com licença de instalação emitida em 2014, mas nunca executado. O contrato da BR-101 com a concessionária Arteris Litoral Sul, assinado em 2008, vai até 2033, podendo ser prorrogado até 2048 em caso de repactuação aprovada pelo Governo Federal e pelo TCU.