Rádio Centro Oeste
Cotações

Dólar
R$ %

Euro
R$ %

Saudades decreta Situação de Emergência devido a forte chuva dos último dias

As chuvas ocorreram nos dias 11, 13 e 19 de outubro

Jaine Kasper
Por Jaine Kasper
21/10/2022, 14:14
Atualizado há cerca de 2 anos
WhatsappFacebookTwitterTelegram
Administração e Defesa Civil municipal de Saudades se reuniram no dia  18 de outubro (Foto: Assessoria de Imprensa)Administração e Defesa Civil municipal de Saudades se reuniram no dia 18 de outubro (Foto: Assessoria de Imprensa)

Um Decreto de Emergência é publicado pela Administração municipal de Saudades, no dia 18 de outubro, devido o volume excessivo de chuvas ocorrido nos dias, 11, 13 e 19 deste mês. Por meio de uma reunião com a Comissão Municipal da Defesa Civil (COMDEC) – o decreto de n° 70, consta que diversas ruas ficaram intransitáveis devido a pontos de alagamentos.

No interior do município, Linha Taipas devido à força d’água dos rios Saudades e Chapecó ficaram submersas e danificadas. Na comunidade Tigres, houve rachaduras na estrada geral que compromete a trafegabilidade de veículos. Na cidade, algumas residências foram parcialmente danificadas devido à queda de muros, deslizamento de terra e bueiros obstruídos, já entrada do Vale da Hospitalidade, queda de rochas pelo acúmulo de água.

 

Estrada geral na Linha Tigres, Saudades com rachaduras e deslizamento de terra (Foto: Divulgação)

Conforme levantamento da COMDEC, aproximadamente 50 hectares de terra ficaram submersos em virtude do represamento do Rio Chapecó, causando prejuízos de aproximadamente 10 mil sacas de milho.

A prefeitura realizou o atendimento imediato após os desastres, auxiliando às famílias afetadas com as equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros Militar. Além disso, homens com máquinas da Secretaria de Infraestrutura (DMER) trabalharam na limpeza das vias e transporte de água potável para 45 famílias na Linha Jacutinga, devido à bomba de água ser arrancada pela correnteza. A Secretaria de Assistência Social (CRAS) também auxiliou as famílias com alta vulnerabilidade.

Prefeito, Maciel Schneider, explica como ocorreu a decisão do decreto:

Relacionadas:

Ouça ao vivo