Integrantes do CTG Rancho da Saudade, de Nova Itaberaba, participaram no último fim de semana da 2ª Cavalgada da Independência, evento que reuniu cavaleiros, famílias e apoiadores em um trajeto marcado pela preservação das tradições gaúchas.
A programação começou no sábado (05), quando o grupo se deslocou até Chapecó para buscar a Chama Crioula junto ao CTG Índio Condá, que já havia buscado a mesma em Caxias do Sul. Escoltados pela Guarda Municipal, os cavaleiros seguiram até a comunidade de Linha Batistello, onde foram recebidos pelo CTG Quartas da Querência. O dia foi marcado por momentos de integração, música, roda de chimarrão e confraternização em torno do fogo de chão.
No domingo (07), data da Independência do Brasil, os participantes seguiram a cavalgada até a cidade de Nova Itaberaba. O ponto alto foi o Desfile Cívico na Avenida Progresso, que contou com a participação de 40 cavaleiros levando a Chama Crioula. O encerramento da cavalgada aconteceu com um almoço típico, o tradicional costelão, reunindo mais de 350 pessoas no CTG Rancho da Saudade.
A centelha ficará acesa no CTG até o dia 20 de setembro, quando será realizada uma programação especial em homenagem à cultura gaúcha, incluindo um desfile e uma mateada na Praça Municipal em parceria com o Sicoob. Em nome da patronagem, o capataz Cledson Oliveira da Costa agradeceu o envolvimento da comunidade e o apoio dos colaboradores.
“É com imenso prazer que agradecemos a todos que participaram desta cavalgada, que nasceu no ano passado com o intuito de preservar a tradição gaúcha. Foi um momento de integração entre crianças, jovens e adultos, que fortalece nossas raízes e valoriza nossa cultura. Também agradecemos aos patrocinadores ConstruMax, Construpack, Sicoob e Elétrica Coco, além da administração municipal, que sempre nos apoia”, destacou.
A cavalgada, além de celebrar a Independência do Brasil, reforçou o compromisso do CTG Rancho da Saudade em manter viva a tradição e preparar novas gerações para a cultura gaúcha.