
Os primeiros tratores elétricos, equipados com tecnologia inteligente e capacidade de operar quase de forma autônoma, começaram a chegar ao Oeste de Santa Catarina. O projeto é fruto de uma parceria entre a Cooper Itaipu, Mantomac e a Zoomlion da China, com o objetivo de modernizar o trabalho no campo e torná-lo mais sustentável.
De acordo com o presidente da Cooper Itaipu, Arno Pandolfo, as negociações entre as empresas foram decisivas para firmar um acordo de comercialização voltado aos agricultores da região. “Buscamos sempre oferecer alternativas que melhorem a produtividade e reduzam custos para o produtor. Essa parceria é um passo importante para o futuro da agricultura”, afirmou.
Os maquinários híbridos — que combinam energia elétrica e combustão — prometem reduzir significativamente o consumo de combustível e os custos de manutenção. Segundo o diretor executivo da Macromaq, os novos modelos representam uma oportunidade de economia no trabalho rural. “Além do menor custo operacional, esses equipamentos trazem mais eficiência e menor impacto ambiental, e não quebram”, destacou.
Outro diferencial apontado é a praticidade de manutenção e o suporte técnico. O gerente da filial responsável pela comercialização de implementos, Sélio Tortelli, explicou que o pós-venda é um dos pontos fortes. “Teremos peças de reposição disponíveis e um atendimento personalizado, garantindo segurança no uso das novas ferramentas no campo”, disse.