SegurançaTrânsitoPolíticaEsporteEconomiaPinhalzinhoSaúdeAgronegócioEducaçãoClimaInfraestruturaBrasilEntretenimentoCulturaMeio ambienteCuriosidadeMundoTecnologiaCiênciaJustiçaSocialCopa do Mundo 2022Itaipu Rural ShowEspecialSaudadesNova ErechimModeloNova ItaberabaÁguas FriasSul BrasilSerra AltaSaltinhoUnião do OesteJardinópolisChapecóBom Jesus do OesteSão CarlosPalmitosIratiTaça RCOEleições 2024Eleições 2022
ColunistasContatoPolítica de privacidadeTermos de usoSobre
RCO
OUÇA AO VIVO
SegurançaTrânsitoPolíticaEsporteEconomiaPinhalzinhoSaúdeAgronegócioEducaçãoClima
13
13ºC
Pinhalzinho,SC
RCO
ColunistasPromoçõesContatoPolítica de privacidadeTermos de uso
Pinhalzinho

Pinhalzinho convoca população para participar da atualização do Plano de Habitação

Consulta pública online estará disponível até 31 de outubro, com questionários destinados à população em geral e beneficiários de programas

Felipe EduardoPor Felipe Eduardo
10/09/2025 13:34Atualizado há 7 dias
WhatsappFacebook
Pinhalzinho convoca população para participar da atualização do Plano de Habitação
Pinhalzinho abriu consulta pública sobre o tema para atender a Lei Federal (Foto: RCO)

O Departamento de Habitação de Pinhalzinho iniciou a atualização do Plano Municipal de Habitação de Interesse Social e a participação da população é considerada fundamental para garantir que as políticas habitacionais atendam às reais necessidades do município.

A diretora de Habitação e assistente social, Marísa Dallapossa, explica que a atualização do plano é uma exigência da Lei Federal 11.124/2005, com o objetivo de orientar e estruturar as ações do setor habitacional de forma integrada, articulada com políticas públicas e demais níveis de governo.

“O plano visa assegurar o acesso à moradia digna para a população de menor renda e organizar os recursos para os próximos dez anos”, destaca.

A atualização ocorre em várias etapas, o município está atualmente na fase de diagnóstico participativo, que identifica os principais problemas habitacionais e define estratégias para enfrentá-los. A participação popular é essencial nesse processo, garantindo que as propostas do plano respondam às necessidades reais da população urbana e rural.

Publicidade

Para facilitar a participação, a consulta pública está disponível online e pode ser respondida pelo celular. Há dois questionários: um destinado à população em geral, que ainda não recebeu benefícios habitacionais (link aqui), e outro para beneficiários de programas habitacionais, que já receberam algum auxílio do município (link aqui).

“É fundamental que moradores, representantes comunitários, sociedade civil e setores públicos e privados participem. O plano precisa ser participativo, democrático e refletir a realidade local”, reforça Marísa.

A consulta pública está aberta até 31 de outubro de 2025. O município solicita a colaboração de todos para divulgar os links entre familiares, amigos e contatos, garantindo que o maior número possível de pessoas contribua com informações valiosas para a atualização do plano.