O Departamento de Habitação de Pinhalzinho iniciou a atualização do Plano Municipal de Habitação de Interesse Social e a participação da população é considerada fundamental para garantir que as políticas habitacionais atendam às reais necessidades do município.
A diretora de Habitação e assistente social, Marísa Dallapossa, explica que a atualização do plano é uma exigência da Lei Federal 11.124/2005, com o objetivo de orientar e estruturar as ações do setor habitacional de forma integrada, articulada com políticas públicas e demais níveis de governo.
“O plano visa assegurar o acesso à moradia digna para a população de menor renda e organizar os recursos para os próximos dez anos”, destaca.
A atualização ocorre em várias etapas, o município está atualmente na fase de diagnóstico participativo, que identifica os principais problemas habitacionais e define estratégias para enfrentá-los. A participação popular é essencial nesse processo, garantindo que as propostas do plano respondam às necessidades reais da população urbana e rural.
Para facilitar a participação, a consulta pública está disponível online e pode ser respondida pelo celular. Há dois questionários: um destinado à população em geral, que ainda não recebeu benefícios habitacionais (link aqui), e outro para beneficiários de programas habitacionais, que já receberam algum auxílio do município (link aqui).
“É fundamental que moradores, representantes comunitários, sociedade civil e setores públicos e privados participem. O plano precisa ser participativo, democrático e refletir a realidade local”, reforça Marísa.
A consulta pública está aberta até 31 de outubro de 2025. O município solicita a colaboração de todos para divulgar os links entre familiares, amigos e contatos, garantindo que o maior número possível de pessoas contribua com informações valiosas para a atualização do plano.